HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Implantação do Arranjo Produtivo Local para o Turismo em Marliéria, fomentado pela Fundação Renova, avança satisfatoriamente, assegura Anna Tristão

A coordenadora da Câmara Técnica responsável por quatro programas voltados à reparação dos impactos ambientais, sociais e econômicos em decorrência do rompimento da Barragem de Fundão em Mariana, Anna Tristão, juntamente com Renato Rezende e Betinna Tassis, visitaram recentemente o município de Marliéria.

Anna Tristão é coordenadora da Câmara Técnica de Educação, Cultura, Lazer e Turismo

O encontro com o prefeito dessa cidade, Hamilton Lima Paula, teve como objetivo apresentar o papel da CT e suas responsabilidades como fiscalizadora das ações da Fundação Renova quanto a reparação dos setores atingidos pelo acidente, como a Educação, Cultura, Lazer, Esporte e Turismo.

Focada nas ações visando mitigar os segmentos sócio culturais e econômicos a Câmara Técnica coordenada por Anna Tristão, faz parte de um grupo de várias outras câmaras técnicas relacionadas aos impactos provocados pelo acidente.

As demais atuam nas áreas de meio ambiente em geral, áreas agrícolas, pesca, água, reassentamentos de atingidos, entre outros segmentos nos 36 municípios mineiros e nove do Espírito Santo, inseridos na Bacia do Rio Doce. Os projetos formatados pela Fundação Renova, encaminhados às Câmaras Técnicas, formadas por representantes dos governos Federal, Estaduais, Municipais e da sociedade civil, são avaliados quanto à qualidade de seus resultados, e acompanhados sua aplicação periodicamente.

A Câmara Técnica coordenada por Anna Tristão é responsável por 4 programas dos 42 existentes, como o programa 11 da educação, que envolve as escolas impactadas diretamente, bem como deslocamentos de alunos para novas escolas. O programa 12, que trata da cultura, como as igrejas históricas e objetos sacros afetadas; o programa 13, que trata do turismo, esporte e lazer e o programa 33 que trata da educação para a revitalização da bacia do Rio Doce.

Em Marliéria especialmente, onde a Fundação Renova está desenvolvendo a implantação da APL de Turismo, por meio da Moore Consultoria, a Câmara Técnica vem acompanhando passo a passo todo o processo que incluem oficinas e capacitações, como Estruturação da Governança, Modelagem de Negócios e Viabilidade Financeira. A iniciativa faz parte do Programa de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, cujo público-alvo são as pessoas que atuam direta ou indiretamente na área de turismo, como empresas, empreendedores, poder público ou terceiro setor.

Em Marliéria, Anna Tristão acompanhado de Renato Rezende e Betinna Tassis, assegurou que as ações da Fundação Renova no município avançam satisfatoriamente

As CTs, que reúnem sistematicamente em formatos restritos, entre seus membros, também acontece abertas, onde a Fundação Renova é representada por seus técnicos. Nas reuniões ordinárias, são apresentadas avaliações referentes as ações em andamento. As avaliações são condensadas em notas técnicas que são encaminhadas ao CIF – Comitê Inter Federativo para avaliar o andamento das reparações sócio ambientais e econômicas.

Além de Marliéria, os municípios inseridos no Programa 13, programa este responsável pela implantação das APLs, estão os municípios de Mariana, Governador Valadares e Linhares, entretanto, todos os municípios da Bacia do Rio Doce são contemplados pelo P-13

A inclusão de Marliéria no programa, deve-se por abrigar o Parque Estadual do Rio Doce, o principal vetor turístico do município, situado à margem do Rio Doce.

O ecoturismo no Parque Estadual do Rio Doce e o turismo rural, concentram as ações do APL – Arranjo Produtivo Local

 

Sítios de aluguel bem estruturados como o Doce Sítio, reforça a vocação de Marliéria também para o turismo rural

Anna afirmou ainda que a Câmara Técnica atende à solicitação de reuniões com vista a solucionar conflitos caso ocorra durante a implantação das reparações. Segundo a coordenadora, Marlièria está caminhando satisfatoriamente conforme o plano de ação apresentado pela Fundação Renova.

O acompanhamento das Câmaras Técnicas in loco, são realizadas de seis em seis meses, com visitas aos órgãos público e aos agentes da sociedade civil organizados, com objetivo de salvaguardar os alinhamentos entre as proposições e os resultados.

A coordenadora ressalta a importância do consenso entre os agentes, e a importância de respeitar as peculiaridades turísticas de cada região, como seu plano municipal de turismo, seus inventários, suas proposições na busca do fortalecimento do destino turístico. A harmonia entre as ações da Fundação Renova e as iniciativas empreendedoras das comunidades são fundamentais para consolidar a APL, apontou Anna.

Para a coordenadora, a harmonia entre as ações da Fundação Renova e as iniciativas empreendedoras das comunidades são fundamentais para consolidar a APL, a exemplo do encontro de representantes de diferentes setores em Marliéria

Em entrevista à revista Caminhos Gerais, Anna Tristão destacou os desafios das Câmaras Técnicas que é executar uma gestão com olhar técnico, político, turístico, para os atingidos e a sociedade em geral. Acompanhar as diversas demandas na busca de uma reparação de dimensões gigantescas implica muita reponsabilidade dos profissionais envolvidos, assegurou a coordenadora.

HOME HEADER 2 – FSFX – CURSO CAPACITAÇÃO PCD

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página