HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Um dos mais importantes patrimônios históricos, culturais e turísticos de Ipatinga, a Estação Pedra Mole, receberá da Usiminas investimento de R$ 2,4 milhões em obras de recuperação

A empresa inicia neste mês de maio as obras com duração prevista de 150 a 180 dias, que recuperará a trilha de acesso às Ruínas da Estação de Pedra Mole.

Estação Pedra Mole – Foto: Elvira Nascimento

A intervenção tem como objetivo restaurar as condições de segurança e acessibilidade ao local. “A Usiminas tem o compromisso de contribuir para a preservação do patrimônio histórico e cultural de nossa região. A recuperação da trilha reafirma o compromisso da empresa que visa não apenas restaurar as condições de segurança e acessibilidade, mas também promover a valorização da história da cidade”, destaca André Chaves, diretor de Relações Institucionais da Usiminas.

História 

Durante anos, as ruínas da Estação Pedra Mole permaneceu esquecida no meio do mato

A “Estação Pedra Mole”, a primeira estação ferroviária de Ipatinga, foi fundada em agosto de 1922, às margens do Rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo. O terreno onde a estação foi erguida possuía rochas de calcário que se quebravam com facilidade, popularmente chamadas de “Pedra Mole”. As ruínas que conservam parte da edificação receberam proteção legal municipal em 3 de setembro de 1996.

Atualmente, muito visitada pela população, o espaço remete ao desenvolvimento da região que teve como ponto de partida a chegada da estrada de ferro

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página