HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Portal Viva Jaguaraçu e o aplicativo do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, potencializam vocação turística

Ontem (08/05), em evento bastante prestigiado pela população local, a Prefeitura de Jaguaraçu lançou o Portal Viva Jaguaraçu e o aplicativo do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, onde o forte potencial turístico do município será amplamente divulgado.

 

Prestigiado pela população que lotou o Salão Donperis, o Seminário trouxe informações relevantes para o empreendedor do Turismo – Foto: Acervo Revista Caminhos Gerais

 

O secretário ‘de Administração e Planejamento José Junio Andrade, o vice-prefeito José Rosa de Oliveira, o prefeito Márcio Lima de Paula e a Especialista em Turismo Betinna Tassis, recepcionaram os convidados – Foto: Acervo Revista Caminhos Gerais

 

O Portal Viva Jaguaraçu, traz o rico potencial turístico do município, como chegar, onde ficar e o que fazer, bem como seus empreendimentos receptivos – Capa do Portal

 

Como chegar, onde ficar, onde comer, o que fazer, a história do lugar, coisas da terra, entre outras informações seguidas com um mapa, asseguram ao visitante desfrutar ao máximo das incríveis experiências que o lugar oferece.

No site Viva Jaguaraçu, todos os empreendedores do turismo, como restaurantes, hotéis, pousadas, sítios de aluguel, áreas de lazer, paisagens naturais, a produção artesanal entre outras, terão seu espaço para divulgarem seus serviços.

Planejamento Estratégico em parceria com Sebrae e CTMAM

O Portal Viva Jaguaraçu, faz parte da lista de prioridades, definido por um arrojado planejamento estratégico para o Turismo, implantado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Turismo e Cultura, em parceria com o Sebrae e o CTMAM, que além da potencialização dos atrativos turísticos, inclui uma continuada capacitação técnica na cadeia produtiva.

Segundo o secretário de desenvolvimento, Luiz Carlos Francisco Batista, Jaguaraçu projeta para o futuro, um atraente campo de oportunidades voltadas para o empreendedorismo sustentável, especialmente para o Turismo. Ele apontou ainda:

Jaguaraçu é privilegiada pela localização estratégica e pelo seu agradável clima de montanha, cuja temperatura média é de 22º;

Que o município é recortado por uma paisagem natural deslumbrante, onde brota a água cristalina que forma suas belas cachoeiras e abastece a população local;

Água cristalina que brotas das montanhas, formam as belas cachoeiras e abastecem a população urbana – Foto: Elvira Nascimento

Que preserva sua rica história, contada por fazendas centenárias, que ainda produz especiarias ancestrais, como açúcar, rapadura e cachaça, servida por estradas vicinais bem cuidadas e sinalizadas.

Produção de açúcar e rapadura na Fazenda Paiol – Foto: Acervo Revista Caminhos Gerais

Pelo rico calendário de eventos, marcado por tradições religiosas e culturais.

Festa de Nossa Senhora do Rosário – Foto: Elvira Nascimento

Quanto a produção artesanal dos famosos doces de leite de dona Marta; os queijos especiais da Fazenda Água Limpa; as especiarias do Ivo; as quitandas de Nirlene; os licores de frutas de alta qualidade e os assados de dona Conceição e os crochês de Maria de Fátima e Eny, que remetem à produção artesanal dos antepassados, vem cada dia conquistando mais consumidores, especialmente do Vale do Aço.

As especiarias fabricadas artesanalmente no Açougue do Ivo, o doce de leite de dona Marta, as quitandas de Nirlene e os licores de fruta de dona Conceição remete aos hábitos e costumes dos antepassados – Foto: Acervo Revista Caminhos Gerais

Alta gastronomia e novas hospedagem

Dotado de hospedagens de padrão nacional e internacional, como as pousadas Lobo da Montanha e Tonho da Lua, novos empreendimentos são inaugurados em Jaguaraçu, reforçando o já elevado potencial turístico.

Após a recente inauguração do Bar/Bistrot Olliva Bar & Brasa, que tem à frente, o renomado Chef de Cozinha, Rodrigo Di Stani e a inauguração do Casarão Hotel e Restaurante no centro da cidade, Jaguaraçu dá um importante passo na direção de consolidar sua forte vocação turística. Além de oferecer aos seus visitantes seu agradável clima, belas paisagens naturais, muita história e um expressivo calendário de eventos, Jaguaraçu oferece agora, um excepcional espaço para apreciar a melhor gastronomia e confortáveis comodidades, num dos mais bem preservados imóveis históricos no centro.

Bar/Bistrot Olliva Bar & Brasa

Rodrigo Di Stani que tem levado para a cidade serrana do Vale do Aço o que tem de melhor na gastronomia nacional e internacional, estudou gastronomia em Roma e ADM na UFOP, em Ouro Preto. Stani é também especializado em Gestão da Qualidade em Gastronomia. O Olliva Bar & Brasa localizado na Rua Um, entrada do Condomínio Villa Del Rey, funciona aos sábados e domingos. Reservas (31) 98565.5576.

 

O Bar/Bistrot Olliva Bar & Brasa, na entrada do condomínio Villa Del Rey, administrado pelo chefe Rodrigo Di Stani, oferece o requinte da gastronomia mineira – Foto: Olliva Bar & Brasa / Divulgação

 

Seu amplo interior proporciona vista para as verdejantes serras jaguaraçuenses –  Foto: Olliva Bar & Brasa / Divulgação

Casarão Hotel e Restaurante

Provavelmente o imóvel é o mais antigo da cidade. A residência, uma construção colonial foi de grande importância para o comércio local da época, sendo também ponto de encontro e acolhimento de viajantes de passagem. Seus atuais proprietário Róger Lana Godoy e Flávia Eurides Silva Godoy, transformaram o casarão num requintado hotel para viver uma nova história, conservando a identidade do imóvel. A antiga Fazenda Casarão oferece hoje aos seus visitantes, uma oportunidade de vivenciar a história e a beleza natural da região em ambiente tranquilo e paisagens deslumbrantes.

O confortável Casarão Hotel e Restaurante, remete ao passado de Jaguaraçu – Foto: Divulgação

 

Ambiente tranquilo no centro de Jaguaraçu – Foto: Divulgação

Lobo da Montanha e Tonho da Lua

Os novos empreendimentos, vêm juntar-se às excelentes estruturas de hospedagem existentes nos arredores da cidade. As pousadas Lobo da Montanha, na Jacuba e Tonho da Lua, integram Jaguaraçu nas opções de quem prefere curtir tranquilidade, clima saudável, natureza exuberante e autêntica ruralidade, em ambiente sofisticado e altamente confortável.

Pousada Lobo da Montanha, pioneirismo que oferece conforto em meio à natureza deslumbrante – Foto: Lobo da Montanha / Divulgação

 

Pousada Tonho da Lua, exclusiva e intimista na serra jaguaraçuense – Foto: Tonho da Lua / Divulgação

Quanto ao rico calendário de eventos, o governo vem fazendo a sua parte, valorizando as festas tradicionais, que atraem a cada ano um público cada vez maior da região.

Festa de Nossa Senhora do Rosário, Encontro de Congadeiros, Festas Juninas, Festa do Boi Balaio, Festa do padroeiro São José, , Folia de Reis, Quadrilhas, Encontros de Carros Antigos, Encontro de Bandas, Cavalgada, Aniversário da Cidade, Encontro Regional do Meio Ambiente entre outras festas rurais, desponta Jaguaraçu como um dos melhores destinos turísticos do leste mineiro.

O Viva Jaguaraçu aponta os seguintes pontos fortes:

  • Relevante potencial para o turismo de aventura e o ecoturismo;
  • Clima típico de montanha com temperatura agradável durante todo o ano;
  • Proximidade ao Parque Estadual do Rio Doce;
  • Fácil acesso ao agitado Vale do Aço e a capital Belo Horizonte;
  • Ser associado ao Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas;
  • Possuir inventário turístico atualizado;
  • Ter Conselho Municipal do Turismo atuante.

Segundo o prefeito Márcio Lima de Paula, uma vigorosa política de valorização das manifestações culturais tradicionais e religiosas, apoio à produção artesanal e a agroindústria, preservação do rico manancial hídrico e das belezas naturais conectadas com o Parque Estadual do Rio Doce, fazem parte da política pública de desenvolvimento do município, que tem o vetor Turismo entre as prioridades.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página