HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Empresa divulga Relatório e o apresenta à imprensa em dia de visita

No dia 08/05 foi divulgado o esperado Relatório de Sustentabilidade da Cenibra, que traz detalhadamente as práticas sustentáveis da empresa relativas ao ano de 2023.

No mesmo dia, a empresa apresentou o Relatório de Sustentabilidade à imprensa dos diversos municípios onde atua, bem como apresentou aos profissionais da imprensa, seu viveiro de mudas e suas instalações industriais.

A reportagem a seguir, mostrará simultaneamente com os dados relativos ao Relatório, algumas imagens da visita que iniciou no viveiro de mudas de eucaliptos.

João Batista Ferreira, do setor de melhoramento genético, apresentou aos jornalistas o processo de preparação de mudas 

 

As mudas clonadas das espécies urofila e grands em desenvolvimento

O Relatório

O documento apresenta as ações de destaque da Cenibra, nos pilares ambiental, social, de governança, econômico e inovação.

Nesta edição, as informações do Relatório de Sustentabilidade estão organizadas com base no BioSustentação, o planejamento estratégico da empresa que reúne os temas materiais, compromissos e metas para curto, médio e longo prazo.

Para os Diretores da Empresa, o BioSustentação marca o início de mais um ciclo da história da companhia, considerada a maior conquista de 2023. “Com o BioSustentação, a Cenibra traz novas diretrizes estratégicas e estabelece a visão de se tornar uma força transformadora por meio de práticas sustentáveis – relevantes não só para nós, mas para o mundo –, tornando-se um exemplo no mercado”, diz a mensagem da Diretoria.

Do viveiro, os jornalistas seguiram para a fábrica de celulose 

 

O complexo processo de fabricação foi apresentado pelo responsável da produção e branqueamento da celulose, Leonardo Venturini

Entre os marcos destacados no documento, estão: o projeto de modernização da linha de fibras na Fábrica, em Belo Oriente; a transformação digital para áreas da logística, do compliance e da gestão de pessoas; o novo procedimento de diagnóstico socioambiental; e a reestruturação do processo de Gestão de Riscos.

Segundo Sandro Morais Santos, assessor de Sustentabilidade da empresa, o BioSustentação foi muito além da criação de novas metas. “Para dar mais solidez ao nosso plano, reestruturamos também alguns dos próprios processos. E foi nessa reestruturação, no processo de olhar para dentro e questionar como podemos ser melhores e mais relevantes, que nós fortalecemos o nosso compromisso com a vida”, explica.

A última fase da operação: o empacotamento da celulose em fardos para a expedição 

 

Após a visita à fabrica, os profissionais da imprensa dirigiram-se à Feira da Diversidade e Cultura, no Galpão de Celulose, onde os empreendedores de projetos apoiados pela Cenibra pudessem comercializá-los

Elaborado anualmente de acordo com os padrões da Global Reporting Initiative (GRI) e verificado por auditoria independente, com o objetivo de garantir a transparência e a confiabilidade dos dados, o Relatório de Sustentabilidade 2023 está disponível no site www.cenibra.com.br.

Após a visita à fábrica, o diretor-presidente do Instituto Cenibra, Sandro Morais Santos, apresentou o Relatório de Sustentabilidade à imprensa 

O relatório destaca que em suas áreas, possui 4,5 mil nascentes mapeadas e conservadas na Bacia do Rio Doce;

O fomento à economia estadual, alcança mais de R$ 1,98 bilhão gastos com fornecedores locais;

Em 2023, a empresa recebeu zero denúncias ou processos judiciais públicos relacionados à concorrência desleal e à corrupção;

Foram um 1,143 milhão de toneladas de celulose comercializadas;

O projeto de modernização do parque industrial teve importantes avanços, com novos picadores de madeira, nova planta de branqueamento e nova planta de lavagem marrom.

A apresentação do Relatório de Sustentabilidade

Sobre a Cenibra

Planta Industrial da Cenibra em Belo Oriente – Foto: Cenibra / Divulgação

Constituída em 13 de setembro de 1973 e localizada no leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG), com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. A Empresa está presente em mais de 80 municípios mineiros, com mais de 7 mil empregos diretos.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página