HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

34 enxadristas competiram em Coronel Fabriciano

Aconteceu em Coronel Fabriciano neste domingo (05/05) na área do Viva Idade, com apoio da Prefeitura, mais uma etapa do Circuito Vale do Aço de Xadrez, inscrito na Federação Mineira de Xadrez.

34 enxadristas competiram o título da 3ª Etapa – Foto: Acervo Revista Caminhos Gerais

A primeira e segunda etapa aconteceu em Ipatinga, entre os meses de fevereiro e março. O torneio será finalizado ao final da sexta etapa, com previsão para a realização das próximas etapas em Ipatinga e Coronel Fabriciano.

Vencedores

Neste domingo foram 34 enxadristas, tendo como vencedor, Lucas Teixeira Silva em 1º lugar masculino e Iasmin Soares Silva, 1º lugar, feminino.

O Secretário de Saúde, Cacau, o vice-prefeito, Sadi Lucca, o vencedor da 3ª Etapa, Lucas Teixeira Silva, Sérgio Rastoudo e Mário Lúcio – Foto: Divulgação do evento

 

A vencedora da 3º Etapa, Iasmin Soares Silva – Foto: Divulgação do evento

Organizado pelo enxadrista fabricianense Sérgio Renato Rastoudo, vice-presidente da Federação Mineira de Xadrez, o esportista participou de várias etapas internacionais, no World Open da Filadélfia, quando morou nos EUA a década de 1990. Rastoudo, que ministrou curso de xadrez no Centro Esportivo e Cultural Sete de Outubro e nos colégios São Francisco Xavier e Mayrink, assegurou que iniciará em breve aulas de xadrez para estudantes das escolas que se interessarem inscrever seus alunos, em ambiente confortável e apropriado para a atividade. Para os interessados, seu contato é 31 – 992384169.

O Vale do Aço conta com dois Mestres Nacionais, méritos por performance em torneios, sendo Thiago Ferreira Guerino e Fabiano Duarte dos Santos

No xadrez, tamanho não é documento, comprovado com a disputa entre a pequena Talita Almeida Alves, da Escola Padre Cícero de Ipatinga e Geraldo Silva – Foto: Acervo Revista Caminhos Gerais

Segundo Rastoldo, o xadrez é uma das modalidades esportivas que mais vem ampliando o número de adeptos, especialmente na região do Vale do Aço, com inclusão da atividade nas escolas. A prática do xadrez, atividade esportiva que utiliza praticamente a mente, tem atraído pessoas de todas as idades, disse, principalmente os jovens. Dentre as diversas vantagens em praticar este esporte, está a melhora do potencial de memória e auxilia também na capacidade de concentração e o pensamento logico.

Ele destacou que atualmente, o melhor enxadrista do mundo é o norueguês Magnos Carlsen, porém, o último campeão mundial, é o chinês Ding Liren, observando que o reinado russo no xadrez vem sendo superado por outras nações.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página