HOME – HEADER 1 – APERAM 80 ANOS

Acontece em BH o Anime Festival BH 2022

Neste fim de semana, sábado e domingo, (17 e 18), acontecerá na capital mineira mais uma fantástica edição do Amine Festival BH. A 55ª Edição de um dos maiores eventos de cultura pop do país ocorrerá no Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário, no bairro Barro Preto, região central da capital. Uma série de programação está prevista nos dois dias de festival.

 

Com início sábado das 13 às 19 horas e domingo de 12 às 18 horas, o Amine BH contará com concursos como Cosplay Desfile – Edição Holiday; concurso Dança K-POP; Torneio Pokemon Card Game; Torneio Pokemon Nintendo DS; Desfile Moda Harajuku; Show da Banda J~Kai; Arquearia do Bárbaro; Estande do Zion; Estande com souvenires e roupas relacionadas ao tema; Gincanas; Partidas RPG 7; Batalha Campal com o Grupo Excalibur Live Action; encontro com blogueiros e Praça de Alimentação, com produtos tradicionais e orientais.

A banda J-kai se apresentará durante o evento

Artists Alley

No meio dessa maratona de atividades, o Artists Alley, espaço para os talentos nacionais divulgarem seus trabalhos, é onde o público terá a oportunidade de conhecer o que este segmento cultural está produzindo. Inúmeros ilustradores consagrados, especialmente do segmento mangá, passaram pelos Artists Alley.

 

No Artists Alley, artistas poderão mostrar seus talentos e conversar com o público

O Anime Festival BH facilitará a acessibilidade das caravanas que inevitavelmente chegará de diversas cidades do interior mineiro e também de todo o Brasil. Estes visitantes terão direito a desconto nas diárias dos hotéis da rede Accor Hoteis, (Ibis Budget Savassi, Ibis Savassi, Novotel Savassi). Basta contatar antecipadamente para garantir o desconto de até 15%.

Na praça da alimentação o público poderá degustar Bubble Tea (Chá ou Leite de Soja com bolinhas com sabores variados), Yakissoba, Futomaki, produtos Orientais (Pepero, Manju, Balas, salgadinhos.

Uma gastronomia especial no Anime Festival BH

Outra novidade na área da gastronomia são os deliciosos doces japoneses, produzidos pela “chef otaku”, que estará com seu estande no evento. O público poderá degustar o taiyaki, um bolo japonês em formato de peixe, o dango, entre outras delícias do mundo fantástico.

A famosa “chef otaku” do blog “A Cozinha Fantástica da Nat”, estará no Anime Festival BH comercializando as comidas do mundo fantástico

De Ipatinga, a jornalista, também formada em Gastronomia pela UNA, Natalia Carvalho, conhecida nas redes sociais como “chef otaku” especializou-se em gastronomia japonesa, especialmente nos doces orientais que figuram no universo dos animes e mangás. Ela estará no Anime Festival BH em um estande próprio, na praça de alimentação.

Como uma legítima como fã da cultura pop, Natália também se veste de personagem e faz “cosplay”. Um de seus hobbies, é cozinhar com a roupa dos personagens.

Natália, que tem um blog “A Cozinha Fantástica da Nat”, onde cria e reproduz receitas de mundos fantásticos, como animes, jogos, séries, filmes etc, tem um público no tiktok maior que 36.6K de seguidores, isto é 36,6 mil seguidores. Em seu blog, Natália é chamada de “Chef Otaku”. Como Chef Otaku, ela participou em evento da Associação Nipo-Brasileira em Ipatinga.

Amor pela gastronomia

Tudo começou, quando Natália ganhou do namorado o livro “World of Warcraft The Official Cookbook” ou Comidas de mundos fantásticos. Em pouco tempo, aguçado pelo que ela mesmo afirma, seu lado nerd, começou a praticar aquela gastronomia que tornou-se um hobby. Com o tempo, Natália percebeu que a nova expertise gastronômica poderia se tornar um nicho de mercado, investindo então na produção e comercialização de alguns itens que se tornaram famosos nos desenhos, filmes, séries e outras mídias de animes. A chef otaku afirma ser interessante a reação das pessoas conhecer produtos que só veem na televisão ou na internet.

No Vale do Aço, onde mora, Natália atende apenas pelo serviço de delivery.

Um de seus produtos mais apreciados, é o taiyaki, um bolo japonês em formato de peixe. Feito à base de feijão azuki adocicados, o bolo leva recheios de creme, chocolate e queijo. Natália faz também o anko (doce de feijão azuki).

O Taiyaki, bolo em forma de peixe recheado é um dos mais apreciados

 

O Taiyaki ficou famoso na série mangá Boku no Hero Academia

Outro item que caiu no gosto de seus seguidores, é o Dango, um espetinho com bolinhas de massa tradicional japonesa, feito a partir de arroz glutinoso. A especiaria é vendida também com doce de leite e nutella, além da cauda tradicional de shoyu adocicado.

 

O Dango é também um dos mais pedidos

 

O espetinho, é outro doce que ficou famoso na série mangá Naruto, um jovem ninja que procura ser reconhecido e se tornar o hokage, líder ninja de sua vila

Em seu canal: @cozinhafantasticadanat, pode-se adquirir uma série de guloseimas fantásticas pelo serviço de delivery. Natália espera que no Anime Festival BH, seus doces caiam no gosto dos otakus.

O blog de Natália é: https//cozinhafantasticadanat.com

Dia do Otaku

Celebrado no dia 15 de dezembro, o Dia do Otaku, o movimento iniciado no Japão na década de 1980, é hoje uma das mais importantes indústrias culturais do país

Pode parecer coincidência o Anime Festival BH acontecer próximo ao dia que celebra o Dia do Otaku, 15 de dezembro. Otaku é um termo japonês usado para se referir principalmente a pessoas com interesse especial em animes e mangás.

A referência Otaku teve no passado um significado pejorativo, em decorrência de uma visão estereotipada dos otaku, como “excluídos da sociedade” e das reportagens sobre Tsutomu Miyazaki, “O Assassino Otaku”, em 1989. Atualmente, tornou-se menos negativo absorvendo um número cada vez maior de pessoas se identificando como otaku, tanto no Japão quanto em outros lugares.

A subcultura Otaku é um tema central de vários trabalhos de animes e mangás, documentários e pesquisas acadêmicas. A subcultura começou na década de 1980, acompanhando a mudança das mentalidades sociais e o cultivo de características otaku por escolas japonesas, onde alguns indivíduos excluídos socialmente começaram a dedicar boa parte de suas vidas aos animes e mangás como forma de escapar do “mundo real”. O nascimento da subcultura coincidiu com o boom dos animes, após o lançamento de obras como Mobile Suit Gundam, antes de se ramificar para o Comiket. A subcultura otaku continuou a crescer com a expansão da internet e da mídia, à medida que mais animes, videogames, programas e mangás eram criados. A definição de otaku posteriormente tornou-se mais complexa, e numerosas classificações para definir o que significava o termo otaku surgiram.

Subdivididos em diferentes grupos de publicações, incluem os que gostam de animes, mangás, câmeras, automóveis, idols e eletrônicos. Em 2005, o impacto econômico dos otaku foi estimado em 2 trilhões de ienes (cerca de 18 bilhões de dólares).

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página