Atividade de receber turistas na própria residência, busca estruturar hospedagem na cidade e fortalecer rede de atendimento a visitantes
Criatividade, prazer, empreender, satisfação, crescer, integrar, fortalecer entre outros, são conceitos que definem muito bem a atividade turística. Vivenciar tudo isso em um só lugar, foi o que marcou o último encontro do grupo que concluiu o curso “Cama & Café”, no aconchegante sítio Doce Sítio, na área rural de Marliéria na última quarta feira (14/09).
O evento de iniciativa da Fundação Renova e organizado pela Moore, fez parte de um grupo de ações voltados ao desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local para o Turismo que se consolida neste município.
O curso com duração de uma semana, que contou com visita em todos os estabelecimentos oferecidos como hospedagem, teve como finalidade capacitar os moradores do município a receber o turista em suas próprias casas vem em boa hora, segundo Ildeniza Moreira Valadares, uma das empreendedoras que atua no segmento do turismo de base comunitária na região. Segundo Ildeniza, Marléria sofre de uma relativa carência de estrutura de hospedagem nos âmbitos do ecoturismo e do turismo rural. A empreendedora disse ainda que o objetivo do curso é também fortalecer uma rede de parceiros, integrados em atividades comuns, para que o município ofereça a comodidade necessária para seus visitantes. Ela salientou a importância dessa rede, especialmente para atender a grupos maiores que em alguns casos uma residência venha a não comportar. O curso, além de preparar pessoas para o bem receber, em todas as dimensões de uma hospedagem organizada e hospitaleira, apresentou cases de sucesso desta modalidade de serviço em outras regiões turísticas.
O curso que contou com a expertise dos profissionais da empresa, Andarilho da Luz, com mais de 25 anos de trajetória, encerrou com um saboroso almoço num dos mais bem estruturados sítios de aluguel da região. Há poucos km do Parque Estadual do Rio Doce, o Doce Sítio, de propriedade de Sebastiao Tomás Carvalho, que é consultor ambiental, avizinha-se de uma exuberante porção de Mata Atlântica, onde forma refrescantes cascatas de água cristalina.
Além de pessoas que acreditam na possibilidade de transformar sua residência num ambiente receptivo, o evento contou também com a presença de empreendedores que já investem em estruturas de hospedagens consolidadas no município, como Denise de Castro Pereira, que além de oferecer as instalações de sua fazenda na área rural, está em fase avançada a construção de uma pousada no centro da cidade, que poderá contar com um empório anexo de produtos locais.
Nos últimos minutos do evento, os 10 participantes do curso receberam de presente um útil kit de utilidades, composto por toalhas de banho, forro de cama e mesa, jogo de fronhas e uma completo jogo de café para quatro pessoas.
Aprendizado, interação e otimismo, uma conjunção de componentes, já vem fazendo parte do dia a dia das pessoas que acreditam no turismo em Marliéria como atividade sócio econômica de resultado, tanto na área rural como na bucólica cidade.
Veja abaixo depoimento em vídeo de Ildeniza Moreira Valadares