Uma das cidades brasileiras com maior cobertura verde por metro quadrado, Ipatinga orgulha-se de abrigar um dos mais belos parques urbanos do país, o Parque Ipanema, projetado pelo renomado paisagista Roberto Burle Marx. Um extraordinário complexo lacustre no vizinho Parque Estadual do Rio Doce, uma área rural repleta de histórias e tradições e um forte conglomerado metalmecânico e siderúrgico faz de Ipatinga uma cidade próspera, progressista e acolhedora.
História
Somente após a liberação pela Coroa Portuguesa, o Leste Mineiro – proibido para evitar o contrabando de ouro e pedras preciosas – teve início o povoamento da região, principalmente do Vale do Rio Doce. Os primeiros habitantes que chegarem a região de Ipatinga vieram em 1752, de Sant’Ana do Alfié, pela Serra da Vista Alegre. Na margem esquerda do rio Piracicaba fundaram o Sítio Velho, nas cercanias da atual Usiminas. No início do século XX, as principais atividades econômicas eram a agricultura de subsistência e a pecuária. A situação começa a mudar com a criação da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), depois que o trajeto inicial margeando o rio Doce muda de Diamantina para Itabira. O marco fundamental de Ipatinga – ainda distrito de Coronel Fabriciano – consolida-se em 25 de abril de 1956, com a fundação da Usiminas. A partir daí, a cidade transforma-se num grandioso pólo siderúrgico, cortada pelas rodovias BR’s 381 e 458 e pela EFVM.
Atrações
Ipatinga impressiona o visitante por sua área verde urbana. A cidade é envolta por uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Brasil; além de possuir parques, cachoeiras, lagoas e uma série de pontos turísticos. A cidade atrai principalmente turistas de negócios do mundo inteiro. Entre as manifestações culturais destacam-se o Congado do Ipaneminha, a Festa da Banana em Pedra Branca, o Festival Ipatinga Live Jazz, a Expo Usipa e o Ipatinga Gourmet. O Parque Ipanema foi um dos últimos projetos do consagrado paisagista Roberto Burle Marx. Em seus mais de 1 milhão de m² estão plantadas cerca de 12 mil árvores. O complexo abrange também o Parque da Ciência, além de playground, quadras poliesportivas, campos de futebol, pista de caminhada, ciclovias, lago e anfiteatro.
Usipa
É um dos mais antigos clubes da cidade. O seu Centro de Biodiversidade, equipado com jardim zoológico e jardim botânico, também abriga trilhas ecológicas, parque aquático, áreas esportivas, lanchonetes e área de lazer para as crianças. No seu complexo encontra-se também um estádio de futebol, ginásio poliesportivo, pista de atletismo e parque aquático que sediam competições estaduais e nacionais.
Estação Pedra Mole e Estação Memória
Dentre os patrimônios físicos e culturais tombados, estão a Estação Memória Zeza Souto, o Teatro Zélia Olguin, o Pontilhão de Ferro entre os bairros Centro e Veneza; a Estação Pouso de Água Limpa, a Academia Olguin, a Igreja Nossa Senhora da Esperança, no bairro Horto, o Grande Hotel Ipatinga, e as ruínas da Estação Pedra Mole, próxima ao encontro do Rio Piracicaba com o Doce, entre os bairros Cariru e Castelo
Lagoa Silvana
O Clube Náutico Alvorada (Lagoa Silvana), apesar de estar localizado no município de Caratinga, está apenas a 6 km do Centro de Ipatinga. Essa lagoa histórica é o principal destino para o verão do ipatinguense. O clube conta com praia artificial, ancoradouros, toboágua, marinas, parque aquático infantil, galpões para churrasqueiras, área de camping, pousadas/chalés, polígono de Tiro, restaurante e lanchonete, pista para prática de Aeromodelismo, além de várias praças e jardins.O Estádio Municipal João Lamego Netto, o Ipatingão, tem capacidade para até 23 mil pessoas.
Ipaneminha
A cerca de 700 metros de altitude, sendo Ipatinga a 250 metros, o antigo povoado de Ipaneminha pertence ao Distrito de Barra Alegre, sendo o maior bairro em extensão do município. Faz parte da zona rural juntamente o Tribuna e Pedra Branca. Seu surgimento está relacionado à passagem de tropeiros que utilizavam o local como ponto de parada no início do século XX. Situado próximo a nascente do Ribeirão Ipanema, seu principal atrativo é a pequena igreja São Vicente de Paulo, construída em madeira. Inaugurada em 1959, a igreja é tombada como patrimônio cultural do município.
Monumentos
A beleza urbana de Ipatinga notabiliza-se também pela série de monumentos que integram-se ao forte verde do paisagismo bem cuidado, predominante em grande parte da região central. Belas esculturas concebidas por artistas nacional e internacionalmente reconhecidas estão distribuídas em vários pontos da cidade. Amilcar de Castro, Vilma Noel, José Carlos Vilar, etc.
Centro Cultural Usiminas
O Centro Cultural Usiminas foi construído em 1998 e tem a singularidade de estar integrado a um shopping center. Sua localização – Rodovia BR 381, Km 206, beneficia e permite fácil acesso, através das vias de escoamento do tráfego que atendem Ipatinga, região e demais localidades do Estado. O Centro Cultural Usiminas é constituído pelos espaços: Teatro, Foyer, Galeria de Arte Hideo Kobayashi, Biblioteca Central de Ideias e Jardins. O complexo possui programação permanente e simultânea em todos os seus espaços, o que contribui para a formação de público e consolida um mercado cultural na região do Vale do Aço. Em 2005, o Centro Cultural Usiminas recebeu a certificação Herity, organização mundial para a certificação de Qualidade de Gestão do Patrimônio Cultural.
Parque das Cachoeiras
O belo Parque das Cachoeiras no perímetro urbano é uma oportunidade de fugir da agitação metropolitana e interagir com a natureza. A poucos quilômetros do Centro da cidade, o local conta com amplo salão de festas, restaurante, piscinas, chalés para hospedagem, cascatas e muito verde – Foto: Elvira Nascimento
Parque Ipanema
Em área aproximada de 1 mil km², dentro dos quais estavam plantadas cerca de 12 mil árvores, o espaço é considerado uma das maiores áreas verdes do país, localizadas dentro de um perímetro urbano. Foi projetado com o objetivo inicial de preservar a margem do Ribeirão Ipanema, sendo um dos últimos projetos do paisagista Roberto Burle Marx. Sua administração é de responsabilidade da prefeitura de Ipatinga, tendo sido tombado como patrimônio cultural municipal em 2000. O interior do parque abriga um playground para as crianças, o Parque da Ciência, quadras poliesportivas, campos de futebol, pistas de caminhada, ciclovias e anfiteatro. Seu complexo, no entanto, abrange equipamentos remanescentes como a Estrada de Ferro Caminho das Águas, com sua extensão de 2,6 km; o Viveiro Municipal; o Kartódromo Internacional Emerson Fittipaldi (Kart Clube Ipatinga); e o Estádio Municipal João Lamego Netto (Ipatingão).
Usiminas
Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A) é uma empresa líder na produção e comercialização de aços planos laminados a frio e a quente, bobinas, placas e revestidos, destinados principalmente aos setores de bens de capital e de bens de consumo da linha branca, além da indústria automotiva. Fundada em 25 de abril de 1956 em Ipatinga, sua constituição societária contava com capital nacional e japonês formando uma das primeiras joint venture no país pós 2 Grande Guerra. O Sistema Usiminas destaca-se como o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. A Usiminas é a líder do Sistema, formado por empresas que atuam em siderurgia e em negócios onde o aço tem importância estratégica.
Onde ficar
Hotel Panorama Tower, San Diego, Grande Hotel Ipatinga, Rede Domus, Hotel steel Valley, Grande Valley, La Fontaine, Oyo Estrela do Vale, Solar da Palmeira, Ktnet Mobiliada, Hotel Salto Grande, Panorama Econômic, Horto Executive Hotel, Pousada Confraria Casa Branca, Hotel Presidente, Hotel Oliveira.
Onde Comer