HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Seis décadas de legado deixado pelos jesuítas, que é cuidar do cérebro, do desenvolvimento cognitivo, do conhecimento e das habilidades socioemocionais

Antes mesmo da Usiminas, o Ginásio São Francisco Xavier foi inaugurado no mesmo local atual

A história da educação no Vale do Aço tem em seu protagonismo as diversas escolas públicas e particulares instaladas na região já na primeira metade do século XX. Destacando as pioneiras escolas rurais mistas estaduais e as escolas implantadas pelas indústrias que aqui instalaram, o Colégio São Francisco Xavier, denominado anteriormente Escola São Francisco Xavier, foi um dos principais educandários que mais evoluíram na direção de uma educação de qualidade.

Implantado pela Usiminas para atender especialmente os filhos dos milhares de trabalhadores que aqui chegavam para a construção da usina, em 2022, a instituição de ensino celebra seus 60 anos como referência na Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio, Cursos Técnicos, na Faculdade, na Escola de Esportes e no Colégio CSFX- Integral.

Seis décadas depois, como Colégio São Francisco Xavier, o educandário é uma das mais importantes instituições de ensino da região – Foto: Elvira Nascimento

Há pouco mais de meio século, uma região que ainda respirava ruralidade é transformada num polo industrial de grande porte. O Colégio São Francisco Xavier, em meio a essa acelerada transformação, foi impelido à alta determinação de fazer do educandário uma instituição de ensino solidamente preparada para os novos tempos que viriam. Com o legado deixado pelos jesuítas, que é uma proposta de quem busca cuidar do cérebro, do desenvolvimento cognitivo e do conhecimento, mas também do coração, das habilidades socioemocionais e da formação integral, o CSFX tornou-se uma das mais creditadas instituições de ensino.

Comemoração do 60 anos

As comemorações dos seus 60 anos iniciaram com uma programação muito especial no dia 13 de maio, que foi o “Encontro dos Ex: ex-colaboradores CSFX”. A recepção aos ex, sanfranciscanos, aconteceu no Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, em Ipatinga. A ação, que teve o principal objetivo de homenagear e reconhecer os ex-colaboradores que contribuíram significativamente para a construção da história do CSFX, fez parte da série de celebrações em comemoração ao seu sexagésimo aniversário. Dentre a variada programação, ex professores e ex alunos assistiram apresentações artísticas, participaram de um tour pelas instalações do colégio e uma confraternização, regada de uma boa música, boas conversas e muita nostalgia, recordações de um tempo eternizado na memória; um encontro verdadeiramente emocionante.

Sobre esse momento marcado pela emoção e saudade, ressalta a Superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier, há quase treze anos à frente da instituição, Solange Liége Santos Prado, “O Colégio São Francisco Xavier é uma instituição construída por pessoas. E nada mais justo que dar o primeiro passo às festividades dos 60 anos, prestigiando aqueles que fizeram sua história gloriosa. Nossa história vem sendo construída com a participação de professores, alunos, equipe administrativa, FSFX, Usiminas, famílias e sociedade, algumas pessoas que ainda fazem parte do colégio e outras que passaram por ele, deixando as suas marcas perenes. São 6 décadas de muito crescimento da instituição, conquistas e aprendizado.”

Já no dia 15 de junho, data da fundação do colégio, outras atividades foram realizadas com aqueles que constituem a sua essência: os alunos. Interação, alegria e envolvimento tomaram conta do Recreio Musical, Jogo de Vôlei dos Colaboradores, da Apresentação da Fanfarra Escolar e do Momento Solene “dos Parabéns” para o CSFX.

História

O CSFX foi inaugurado oficialmente em 15 de junho de 1962 no bairro Cariru, em Ipatinga, no mesmo local das atuais instalações, Na época, o educandário oferecia apenas o Ensino Fundamental II. Sua direção e administração foram confiadas inicialmente à Congregação Religiosa “Comunidade de Jesus”, com larga experiência na atividade educacional. Em março de 1962, começou seu 1º ano letivo, com 103 alunos, distribuídos nas 4 (quatro) séries do Ginásio e 69 alunos frequentando o Curso de Admissão. Em 21 de maio de 1962, foi ratificado o Ato de Inspetoria Seccional de Belo Horizonte, que concedeu autorização de funcionamento provisório ao Ginásio São Francisco Xavier. Em 15 de junho de 1962, sob a direção do jesuíta Pe. Jésus Andrés Vela, o ginásio foi solenemente inaugurado.

O Cariru foi o bairro escolhido para a instalação da escola

Ao que se refere ao nome do educandário “São Francisco Xavier”, este representa uma homenagem ao santo educador e missionário jesuíta, natural de Navarra (Espanha), que dedicou grande parte de sua vida às missões no Oriente (Índia e Japão). Por outro lado, é também uma forma de homenagear os primeiros parceiros da Usiminas, os japoneses

Em janeiro de 1963, a direção do Ginásio foi entregue ao Pe. José de Souza Oliveira que, por sua vez, foi substituído pelo Pe. Manuel Madruga Samanniego, em janeiro de 1965.

Em 28 de fevereiro de 1966 iniciou-se o Ensino Médio e o Curso Científico, já autorizado em 27 de maio de 1963, quando o Ginásio passou a denominar-se Colégio São Francisco Xavier.

Fundação São Francisco Xavier

Em 1969, a Usiminas cria a Fundação São Francisco Xavier que assume a gestão do Colégio

Em decorrência de trâmites entre Superiores Maiores dos Jesuítas e a Direção da Usiminas, os Padres, na pessoa do Pe. Vicente G. Cutre, fizeram a entrega da direção e da administração do Colégio São Francisco Xavier à empresa, em 15 de dezembro de 1969.

Assim, em 22 de dezembro do mesmo ano, a Usiminas criou a Fundação São Francisco Xavier, que assumiu a administração do Colégio São Francisco Xavier/CSFX e do Hospital Márcio Cunha/HMC, permanecendo até os dias atuais.

Em janeiro de 1970, tomou posse da diretoria do Colégio, Amélia Gonzaga Carvalho Silva, por meio da Fundação São Francisco Xavier. Três anos depois, também em janeiro, o Prof. José Amilar da Silveira assume a Direção do Colégio contratado pela entidade mantenedora para substituir Amélia Gonzaga Carvalho Silva.

Entre os fatos marcantes de sua história, em setembro de 1997, o Colégio São Francisco Xavier foi certificado na NBR ISO 9002, pela Det Norske Veritas – DNV, tornando-se a primeira instituição escolar do Brasil, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, a obter tal certificação. Em junho de 2002, o Colégio tornou-se a primeira instituição educacional do país a alcançar a Certificação ISO 9001, versão 2000.

Em 1997, o CSFX é a primeira instituição escolar do Brasil a certificar-se na NBR ISO 9002 – Foto: Elvira Nascimento

Cursos Técnicos em em enfermagem e Análises Clínicas

Em janeiro de 2010, Solange Liége dos Santos Prado assume a direção do CSFX, em substituição ao Prof. José Amilar da Silveira. No mesmo ano, o CSFX implantou os Cursos Técnicos em Enfermagem e Análises Clínicas, com estágio garantido no Hospital Márcio Cunha, além do Curso Técnico em Mecânica, seguido dos Cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, Informática, Administração, Edificações e Estética. Os cursos técnicos, visto como uma das melhores oportunidades para quem deseja entrar no mercado de trabalho de forma rápida e ter uma carreira de sucesso, são oferecidos na Unidade II do CSFX, localizado no bairro Horto, em Ipatinga, onde os alunos têm à disposição instalações e laboratórios de alta qualidade e uma equipe de professores altamente capacitados.

Solange Liége dos Santos Prado é diretora do CSFX desde 2010 – Foto: Elvira Nascimento

Em 2018 outra grande novidade e inovação sanfranciscana, expandida nos anos seguintes, foi a implementação do Programa Bilíngue no CSFX com o Projeto Piloto na Educação Infantil (Maternal ao 2º Período) e 1º Ano do Ensino Fundamental I. Conscientes de que essa aquisição traz para os educandos o desenvolvimento do pensamento crítico, das competências comunicativas, colaborativas, criativas e a diversidade cognitiva, amplos benefícios, especialmente ligados ao cérebro e às habilidades essenciais do século XXI, em 2019, o Programa Bilíngue é estendido no CSFX para o restante do Ensino Fundamental I e II e em 2020, para o Ensino Médio. “Ser bilíngue significa expandir formas de se conectar com o mundo porque nos comunicamos para interagir com outras pessoas em uma era totalmente interconectada – afirmou Solange”.

Outro grande destaque ocorreu em 2019, quando o Colégio São Francisco Xavier passou a adotar em sua matriz curricular do Ensino Fundamental (1º ano ao 9º ano) a disciplina “Mind Makers“. Com foco no “Pensamento Computacional”. A disciplina trabalha o desenvolvimento de habilidades socioemocionais – criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe, responsabilidade, autoconfiança, em sinergia com o aprendizado de novas tecnologias que inclui programação de computadores, robótica e circuitos eletrônicos. Nos anos subsequentes, pelo êxito alcançado e pelo valor percebido, a Disciplina Mind Makers atinge também os segmentos do EFII e EM.

Faculdade São Francisco Xavier

Em 2020, mais uma grande e importante conquista da instituição foi a implantação da Faculdade São Francisco Xavier, o que reforça sua posição de destaque e modelo de excelência em educação, ao garantir o ensino superior CSFX ao Vale do Aço.

Faculdade São Francisco Xavier – Foto: Elvira Nascimento

 

Vista aérea do CSFX, ao fundo o bairro Cariru – Foto: Acervo Elvira Nascimento

Atualmente, o colégio conta com uma educação completa, que se inicia na Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio, além dos Cursos Técnicos, da Faculdade, Escola de Esportes e do Colégio CSFX- Integral. Este último, possibilita ao educando ser o condutor do próprio saber. Criar rotina de estudo, proporcionar momentos de lazer e cultura, trabalhar com o estudo de outra língua, incentivar a prática de esporte, fazer visitas culturais, realizar projetos que contribuam para a formação de valores, tendo como suporte os quatro pilares da educação (aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver), constituem o objetivo do Integral. O CSFX Integral propõe um programa de atividades baseadas nos princípios de convivência social, com situações reais do cotidiano que possam ser vivenciadas na própria escola durante o turno vespertino.

A tradição e disciplina embutidas em sua conduta e em seus valores explicam-se pelo legado deixado pelos jesuítas, que é uma proposta de quem busca cuidar do cérebro, do desenvolvimento cognitivo e do conhecimento, mas também do coração, das habilidades socioemocionais e da formação integral, de forma a preparar o aluno para o mercado, para a vida em sociedade, mas, acima de tudo, para a vida em geral, avalia Solange Liége.

Portaria do CSFX – Foto: Elvira Nascimento

A valorização da história da instituição é uma forma de preservar e edificar o seu legado, é dar continuidade à caminhada missionária de educar. Antes de tudo, é um compromisso e um ato de amor de toda a equipe da Fundação e do Colégio São Francisco Xavier, que atravessou décadas e atingiu, com muita jovialidade e dinamismo, um novo milênio. Uma casa de educação que concretizou sonhos e, ao longo de sua história, deixou uma grande herança às gerações futuras, participando da formação de professores, médicos, engenheiros, dentistas, diretores de escola, administradores de empresa, dentre variadas outras profissões que garantiram, e garantem, o sucesso e a expansão de diversas regiões do país e fora dele.

Área central do Colégio – Foto: Elvira Nascimento

“Aqui sonhos e fantasias foram e ainda são plantados, construindo ilusões e esperanças com a missão de dar sentido à vida e de construir o homem, num modelo único e pessoal. Desejo que essa instituição, como janela de conhecimento que se abre para o indivíduo, continue realizando sonhos, possibilitando também que sua vida se abra para as oportunidades do mundo”, reforça a Superintendente da Fundação Educacional São Francisco Xavier, Solange Liége Santos Prado.

Em setembro deste ano, o Colégio São Francisco Xavier realizou, no Centro Cultural Usiminas (Shopping Vale do Aço), o evento de lançamento da Campanha de Matrículas 2023 para os pais, e ao mesmo tempo, anunciou a parceria com um dos sistemas de ensino mais usados no Brasil na atualidade, o Bernoulli Sistema de Ensino, destaque em aprovações no Enem. O Bernoulli Sistema de Ensino é utilizado por mais de 220 mil alunos e 720 escolas parceiras em todo o país — 10 delas entre as 50 melhores do Brasil no Enem.

Para Solange, à frente do CSFX no ano que celebra seis décadas, “todas essas mudanças demonstram que o CSFX é uma OBRA que exigiu a força, a garra, o talento e a competência de muitas pessoas, principalmente, nossos professores que, ao longo desta trajetória, deixaram marcas registradas e transformaram o Colégio São Francisco Xavier numa casa de educação que sempre fez e fará a diferença”.

Solange nas dependências da escola – Foto: Elvira Nascimento

Solange ressalta ainda os valores, como Abertura, Ética, Inovação e Respeito ao Ser Humano, que espelham um colégio mais moderno, voltado para o que há de mais importante para o desenvolvimento da nossa comunidade. Por suas realizações e reconhecimento expressos pela comunidade local, regional e estadual, o Colégio São Francisco Xavier, além de atender às necessidades básicas da comunidade local, estabeleceu um padrão de qualidade que é referência na área educacional e legitimou as propostas iniciais do projeto de construção da Usiminas.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página