HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Lançado recentemente pela editora Lucca Cultura & Tecnologia, o livro traz os 16 sítios brasileiros na lista do Patrimônio Mundial da Unesco

A fotógrafa Elvira Nascimento junto a outros 15 fotógrafos profissionais e especialistas que são referência na área de patrimônio de todo o Brasil, participam do livro “Patrimônios do Brasil”, lançado recentemente pela editora Lucca Cultura & Tecnologia.

Elvira Nascimento com o livro “Patrimônios do Brasil” e outras publicações que atuou

O livro bilingue traz os 16 sítios brasileiros que integram a lista do Patrimônio Mundial da Unesco, sendo 14 na categoria de patrimônio cultural, um classificado nas categorias cultural e natural e ainda o primeiro jardim tropical moderno inscrito nessa lista.

São eles: Ouro Preto/MG – Olinda/PE – Missões/RS – Salvador/BA – Congonhas/MG – Brasília/DF – Serra da Capivara/PI – São Luís/MA – Diamantina/MG – Cidade de Goiás/GO – Praça São Francisco/SE – Rio de Janeiro/RJ – Pampulha/MG – Cais do Valongo/RJ – Paraty e Ilha Grande/RJ – Sítio Roberto Burle Marx/RJ

Para a editora Lucca, este cuidadoso registro de parte significativa do patrimônio cultural brasileiro, com apresentação do  professor Nestor Goulart Reis, pretende despertar o interesse do público para que ele possa ser conhecido, valorizado e protegido. O livro se torna, assim, uma ferramenta produtiva na difusão do turismo cultural, no exercício da educação patrimonial e na proteção e preservação cada vez maior dos nossos bens.

Diamantina

O capítulo sobre a cidade colonial de Diamantina, escrito pela especialista em patrimônio Cristiane Souza Gonçalves, foi integralmente ilustrado com fotografias de Elvira Nascimento.

Elvira Nascimento pelas ruas da cidade colonial de Diamantina

Vistas panorâmicas, ruas, igrejas, casarios e manifestações religiosas da bela cidade histórica são primorosamente ressaltadas nas fotografias de Elvira Nascimento.

A publicação marca mais um trabalho fotográfico de Elvira para a editora Lucca Cultura & Tecnologia. Em 2017, a fotógrafa participou do livro “Na Trilha do Rio”, onde suas fotografias ilustram os capítulos sobre as cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Belo Oriente.

“Na Trilha do Rio”, publicado pela Lucca Cultura & Tecnologia, conta também com fotografias de Elvira Nascimento

Além destas publicações, a fotógrafa participou, porém como autora, junto ao historiador Mário de Carvalho Neto de outros dois livros histórico fotográfico de grande sucesso.  Estes, Vale do Aço, Antes e Depois, e Cidades do Médio Piracicaba, Nova Era, São Domingos do Prata e João Monlevade, Ontem e Hoje, contextualizavam as transformações ocorridas nas respectivas regiões, por meio de fotografias antigas e atuais.

Os livros Vale do Aço, Antes e Depois (2015) e Cidades do Médio Piracicaba, Nova Era, São Domingos do Prata e João Monlevade, Ontem e Hoje (2021), contam também com fotografias de Elvira Nascimento

O livro “Patrimônios do Brasil” um projeto aprovado na lei federal de incentivo à cultura, conta com o patrocínio da Chesf, Modulax, Banco do Nordeste e MR Mineração. Uma realização do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.

Para adquirir o livro “Patrimônios do Brasil”, acesse o site: www.luccacultura.com.br

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página