HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Flora dos Campos Rupestres, Cerrado e Relva de Altitudes ganharam notoriedade

As sempre-vivas e canelas-de-ema estão presentes nos biomas centrais do estado – Foto: Elvira Nascimento

A biodiversidade da flora dos campos rupestres, do cerrado e da relva de altitudes do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais ganharam notoriedade num dos maiores museus do mundo.

Este importante guia de flores das alterosas podem ser descarregados gratuitamente na internet. O levantamento foi realizado pela mineradora Vale, em parceria com especialistas acadêmicos, e resultou na produção de dez guias sobre plantas encontradas nos parques estaduais em Minas Gerais, que contém também informações sobre as espécies das plantas.

Os guias de campo são ferramentas de conhecimento e educação ambiental, que auxiliam pesquisadores e visitantes na identificação da flora de um determinado local. São guias práticos, gratuitos e podem ser impressos ou utilizados de forma digital para observação em campo.

“Estes grandes sistemas orógenos representam o eixo de conexão de dois importantes Biomas Brasileiros, a Mata Atlântica e o Cerrado.

Comunidades como a do Quilombo Raízes, sobrevivem da coleta das diversas espécies originárias dos biomas no arco do quadrilátero ferrífero – Foto: Elvira Nascimento

O Quadrilátero Ferrífero, em função do diverso arranjo orográfico e litológico que possui é uma reconhecida região de primordial importância para conservação da biodiversidade, agregando espécies e paisagens de diferentes biomas, além daquelas resultantes da mistura destes.

Nesse cenário, figuram os domínios da Mata Atlântica e do Cerrado, ambos considerados ‘Hotspots’ mundiais de biodiversidade, em razão da expressiva riqueza de flora e fauna. Juntamente com a Serra do Espinhaço integram mais de 10 milhões de hectares, que compõem a Reserva da Biosfera Serra do Espinhaço – RBSE, reconhecida e declarada pela UNESCO em 2005″, destaca a publicação.

Sobre os Campos Rupestres, o guia mostra que ocorrem em praticamente toda extensão da RBSE e que possuem grande riqueza de espécies ameaçadas e endêmicas.

“Distribuem-se nos altos serranos, quase sempre em cotas topográficas superiores a 900 m de altitude, distribuindo-se por substratos representados pelos afloramentos de quartzito, litologias areníticas e ferríferas. Atualmente, segundo a lista oficial da flora brasileira, verifica-se o registro de mais de 3.900 espécies vegetais relacionadas aos Campos Rupestres no estado de Minas Gerais”, informa.

Paisagens das regiões altas do quadrilátero ferrífero – Foto: Elvira Nascimento

Field Museum of Natural History

Museu de história natural de Chicago, inaugurado em 1921

O Field Museum of Natural History inaugurado em 1921, é um museu de história natural da cidade de Chicago, no estado norte-americano do Illinois. Seu acervo inclui mais de 20 milhões de espécies em coleção e foi incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos em 1975, sendo considerado um dos maiores museus do mundo.

Mais de 2 milhões de visitantes percorrem suas amplas salas com conteúdo – desde os primeiros fósseis até culturas passadas e atuais do mundo todo

O Field Museum of Natural History é um dos mais visitados museus da história natural do mundo

Ele mantém o seu status de museu de história natural devido ao seu tamanho, à qualidade de seus programas educacionais e científicos, assim como à sua extensa coleção de espécimes e artefatos. São mais de 24 milhões de espécimes e objetos que incluem gemas, meteoritos, fósseis, assim como ricas coleções antropológicas e artefatos culturais do mundo todo.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página