HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Nas comemorações do centenário do distrito, a prefeitura e os Correios lançam selo comemorativo

Na manhã de hoje (22/09) o prefeito de Coronel Fabriciano Marcos Vinícius Bizarro, junto a representantes dos Correios, lançou o selo comemorativo dos 100 anos do distrito de Senador Melo Viana. O evento que aconteceu na sala de reuniões da prefeitura, faz parte de uma ampla programação comemorativa, que será realizada no próximo domingo (24/09) na avenida Geraldo Inácio. O selo, traz a imagem do tropeiro, símbolo referência histórica do distrito, cuja origem remete aos desbravadores que desceram a Serra dos Cocais e se estabeleceram em sua base, formando então o povoado de nome Santo Antônio do Piracicaba.

Junto ao prefeito Marcos Vinícius,  a equipe dos Correios autenticou os selos comemorativos

 

A imagem do selo remete aos pioneiros, fundadores do antigo povoado de Santo Antônio do Piracicaba

Durante o evento, que contou com a presença também dos vereadores eleitos no distrito, representantes do Comitê do Centenário e populares, o prefeito recordou de sua primeira reunião na direção de sua candidatura. Segundo ele, foi no distrito Melo Viana, que iniciou sua vitoriosa caminhada, reiterando que obteve na região, cerca de 85% dos votos. Ele disse ainda que sua aprovação alcançou o índice de 91% no distrito. Na ocasião, o prefeito anunciou a pavimentação asfáltica de seis ruas no distrito.

Melo Viana atualmente, abriga a maior população urbana de Coronel Fabriciano. Desde a criação do distrito, no dia 7 de setembro de 1923, Melo Viana vivenciou alguns desapreços políticos, como a perda do status de distrito, quando na sua emancipação de Antônio Dias, a sede foi transferida para o Calado, hoje, o centro de Coronel Fabriciano.

Representantes da comissão do Centenário de Melo Viana estiveram presente ao evento

Tal fato histórico, fez com que Melo Viana durante as décadas de 1950 e 60, não passasse de um simples bairro. Em 1962, Melo Viana volta a ser distrito, porém com o acréscimo do nome Senador, vindo a denominar-se Senador Melo Viana. Está previsto para domingo as comemorações do centenário.

Programação

No sábado, dia 23/09, às 18:00 h, durante o Encontro de Bandas, na Praça da Bíblia, acontecerá a abertura do evento.

Já no domingo, 24/09, a partir das 8:00 h, uma ampla programação está prevista na avenida Geraldo Inácio, cujo setor próximo à Escola Padre Deolindo Coelho, será fechada para a realização de diversas atividades culturais, dentre elas:

Lançamento da Academia Mello-vianense de Letras, Artes e Cultura e posse de sua diretoria;

Culto Ecumênico;

Manhã Literária, com o lançamento do livro e Vídeo Documentário sobre a história de Melo Viana;

Feira Gastronômica e música de raiz.

Encerramento às 16:00 h.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página