HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

A arte-educadora Raquel Vieira, a Flora Manga, comemora a marca de mais de 1,5 milhão de visualização do vídeo “A lenda do Boitatá:

O vídeo “A lenda do Boitatá: a verdadeira história” em seu canal “A fantástica loja de histórias da Flora Manga” no YouTube alcança número expressivo de visualizações. O conto de medo e de mistério do folclore brasileiro trata da história de uma assombração que ataca pessoas sem qualquer motivo aparente nas noites escuras das matas brasileiras.

Flora Manga é contadora de história – Foto: Divulgação

Para Flora Manga, tudo é melhor contado e compreendido por meio de histórias. “E é com elas, as histórias, que podemos transformar o mundo e as pessoas. As histórias nos permitem compreender as coisas de uma forma lúdica e a retenção da informação dura para a vida inteira”, pontua.

A contação de histórias, principalmente populares, é fundamental para conhecer as raízes e as tradições de um país. Por isso, em todo o mundo, foi celebrado o dia do folclore em 22 de agosto. A data nasceu em 1846 quando a palavra “folklore” foi inventada pelo escritor inglês William John Thoms. Ele uniu duas palavras, “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber), para definir os fenômenos tradicionais típicos das culturas populares de cada nação. O significado da palavra, segundo ele, era “saber tradicional de um povo”.

Apoio para educadores

O canal “A fantástica loja de histórias da Flora Manga” é um programa educativo para público infanto-juvenil, professores e pais, que utiliza a narração de histórias, por meio de objetos ressignificados, para a formação do repertório cultural e do imaginário.

As histórias são apresentadas na sua forma mais original possível, adaptadas para uma linguagem que mistura na dose certa o moderno, o coloquial, o regionalista e o rebuscado. O canal foi criado no YouTube em 2016 e já conquistou mais de 3,5 milhões de visualizações. Boa parte dos vídeos traz contos do folclore brasileiro e auxiliam educadores de todo o Brasil a transmitirem as raízes da cultura popular:

A lenda do Saci Pererê;
A lenda de Iara Sereia;
A lenda do boto-cor-de-rosa
A lenda do guaraná;
A lenda do roubo do fogo.

“A fantástica loja de histórias da Flora Manga” ainda conta com vídeos sobre literatura, contos orientais, contos africanos, contos indígenas, contos da carochinha, contos de fadas, grandes personalidades, cultura popular, música, cultura pop e games, fábulas e contos morais.

Além do canal, Raquel de Souza Vieira, a Flora Manga, concebeu e realiza o Projeto Parque de Histórias Contos Populares e Universais, patrocinado pela Usiminas e pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio do projeto, mais de 3 mil pessoas em Ipatinga, Itaúna e Itatiaiuçu foram impactadas com workshop de narração de histórias, espetáculos e distribuição gratuita de livros.

O canal pode ser acessado pelo endereço https://www.youtube.com/@FloraManga

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página