HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Empreendedores de Ipaba apresentaram produtos turísticos a representantes da imprensa, de negócios e de agências de turismo do Vale do Aço

A Rota do Mutum, projeto pioneiro, conta com a diversidade de atrativos e o receber bem da polpulação da pequena Ipaba – Foto: Divulgação

 A força do turismo do Vale do Aço, especialmente em Ipaba, pequeno município vizinho da Região Metropolitana do Vale do Aço foi apresentado em um agradável Famtour a representantes da imprensa e empreendedores do segmento da região.

O roteiro teve início na RPPN Fazenda Macedônia da Cenibra, onde desenvolve um dos mais importantes projetos de reintrodução de aves silvestres da América do Sul, o Projeto Mutum, local do maior habitat da espécie do mundo. No local, os visitantes conheceram e fotografaram as diversas aves no local.

Vista aérea da unidade de conservação RPPN Fazenda Macedônia – Foto: Elvira Nascimento

 

Instalações históricas da Fazenda Macedônia também foram preservadas – Foto: Elvira Nascimento

 

O local tornou-se o maior habitat da espécie do mundo – Foto: Elvira Nascimento

Na oportunidade, o presidente do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, Hélio Anício destacou a importância do roteiro. “Esse roteiro é mais uma importante iniciativa que contribuirá para a retomada do turismo na região do Circuito Mata Atlântica. Temos atrativos turísticos de alta qualidade em Ipaba, assim como em outros associados ao CTMAM, que precisam ser valorizados e apresentados àqueles que moram em nossa região, bem como a visitantes de outras localidades. Estamos trabalhando para contribuir com esse objetivo”, declarou Hélio.

Outra atração relevante na Rota do Mutum, é o casarão de 206 anos que abriga a história da família Sarita Figueiredo e de Ipaba. A proprietária apresentou as dependências da  Fazenda e Pousada Maria Emília, e as relíquias trazidas por seus avós de Portugal, Itália e Turquia. “Viveram aqui várias gerações da minha família e guardo com carinho os pertences que eles trouxeram quando vieram refugiados para o Brasil. Hoje, a minha casa é uma forma de contar um pouco da história da minha família e do nosso país”, revelou Sarita.

Do outro lado da Fazenda Maria Emília, Divino Figueiredo, marido de dona Sarita, apresentou outra iguaria do casarão histórico: o alambique da Cachaçaria Primavera. “Todo processo aqui é artesanal, a cachaça e o açúcar mascavo. A produção da cachaça vai para várias cidades do país”, contou Divino.

Fazenda Maria Emília, vivência rural e história de vida – Foto: Revista Caminhos Gerais

 

Cachaça Primavera, iguaria da região – Foto: Divulgação

Também constituído e cultivado em família, o Palmito Doce Vida, foi apresentado durante o passeio turístico pela zona rural de Ipaba. Sócia-proprietária da empresa, Márcia Marota detalhou como é a produção do palmito. Dos 25 mil pés de palmito pupunha plantados no sítio da família, somados a fornecedores da região, a produção de palmitos in natura, em conserva e congelados chegam a 16 municípios mineiros e Linhares (ES).

Os visitantes da Rota do Mutum também puderam conhecer os produtos da empreendedora  Izabel Caetano, que serviu o café da manhã com os Quitutes da Bel durante a visita na Fazenda Macedônia, o Rancho Da Mata, onde o casal Sidnei e Ângela  produzem leite e conserva de tomate desidratado, e a Toca dos Bichos, conduzida pelo também presidente do Conselho Municipal de Turismo de Ipaba, Vander Dantas, e sua esposa Rozeli.

Com percurso total de, aproximadamente, 47,5 km na área rural do município de Ipaba, a Rota do Mutum foi lançada em 2019. A iniciativa foi desenvolvida pela Ana Cleide Eventos Exclusivos, através da parceria entre o Projeto Turismo no Vale  e a Prefeitura de Ipaba, com o apoio da Cenibra e Sebrae Minas. O roteiro turístico foi elaborado depois de uma missão técnica realizada em Venda Nova do Imigrante, onde foi identificada a similaridade entre os destinos.

O Famtour na Rota do Mutum foi realizado pela Ação Social Ebenézer (ASE), produzido pela Ana Cleide Eventos Exclusivos, com o apoio da Fundação Renova, através do Edital Doce, do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, Prefeitura de Ipaba, Cenibra e Sebrae Minas. Contato para mais informações: Ana Cleide Eventos Exclusivos (31) 98790-3062.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página