O mais conhecido hub de conteúdo sobre varejo do país, com informações sobre o mercado supermercadista e a cadeia de abastecimento, cuja plataforma conta com mais de 200 mil visualizações mensais, traz na edição de novembro um ranking das marcas que mais destacaram nas diversas categorias. Estes dados da SuperVarejo são elementos exclusivo em parceria com a Scanntech Brasil
As marcas que se destacaram nas categorias que se enquadram na estratégia da indústria e nas vendas juntos aos consumidores no varejo alimentar são apontadas em estudo inédito.
Para a SuperVarejo, saber quem são as marcas que se destacam no ranking pode trazer informações valiosas, tanto para as fabricantes quanto para o supermercado. “No caso da indústria, vale observar o que estas marcas estão fazendo de bom e aprender com elas. Já no caso dos varejistas, vale avaliar a performance delas dentro das lojas e se aproximar de seus fabricantes para alavancar resultados sobre as oportunidades que podem ser identificadas a partir desta análise”, alerta Priscila.
Ainda se tratando do supermercado, oferecer ao consumidor as marcas que mais crescem dentro das categorias se torna uma estratégia importante para o varejo, uma vez que elas impulsionam o crescimento da loja e das bandeiras, pois encontraram um caminho na preferência de quem compra. Num mercado competitivo como o canal alimentar, uma marca que consegue se destacar em crescimento é uma que, provavelmente, faz um bom trabalho em diversas frentes, como comunicação, produto, preço, nível de serviço, distribuição.
Produtos Anchieta
A quarta pesquisa de 2024, publicada através de uma parceria entre SuperVarejo e Scanntech Brasil, apresenta as marcas que mais cresceram dentro das categorias que estão inseridas. O estudo foi realizado entre janeiro e agosto 2024 versus o mesmo período em 2023. Dentro de cada uma das categorias selecionadas, foi observado o crescimento absoluto em faturamento – sell-out – (não em percentual) de cada uma das marcas e analisadas as 200 maiores categorias do varejo alimentar, que seguem as definições-padrão da Scanntech, não utilizando qualquer tipo de customização.
No Ranking das marcas que mais cresceram, a Tapioca da Anchieta ficou em 1º lugar (MG, ES e RJ). Outra marca da Anchieta que também ficou no topo da lista foi a Farinha de Rosca (MG, ES e RJ).
Além dos primeiros lugares, outros produtos Anchieta conquistaram posições de destaque, como a Farofa Pronta de Mandioca e Farofa Pronta de Milho que alcançaram a 4ª posição (MG, ES e RJ).
Já a pipoca Sabor Natural e a Pipoca Sabor Manteiga Cinema, alcançaram o 3º (MG, ES e RJ) e 5º lugar (Total Brasil) respectivamente. O Milho de Pipoca da Anchieta também tiveram elevadas performance, alcançando o 3º lugar (MG, ES e RJ) e 5º no (Total Brasil).