HOME HEADER 1 – USIMINAS ALTO FORNO 3

Neste mês de maio, a Fundação São Francisco Xavier celebra cinco anos de gestão do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira

Referência para uma população de 225 mil habitantes, o hospital que é destinado exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é responsável por 55% das internações no município, que abrangem também pacientes de regiões vizinhas.

Hospital Carlos Chagas em Itabira – Foto: Elvira Nascimento

Desde que assumiu a administração do Hospital Municipal Carlos Chagas, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) vem promovendo, na unidade hospitalar, o seu modelo de gestão marcado pelo atendimento humanizado e acolhedor e por inovações em melhorias de processos e em assistência à saúde. E tem dado certo, uma vez que o índice de satisfação dos clientes atendidos no HMCC é de 95%.

“Nestes cinco anos temos reproduzido o nosso jeito de trabalhar focado na atenção às pessoas. Não medimos esforços para contribuir com a comunidade onde estamos inseridos. O nosso intuito sempre foi o de oferecer à população de Itabira e região uma assistência de qualidade, com equipe altamente capacitada, segurança e acolhimento em todos os níveis”, diz o Diretor-Presidente da Fundação São Francisco Xavier, Salvador Prado Júnior.

A unidade hospitalar presta atendimento nas áreas de média complexidade, ambulatório, internação, UTI, centro cirúrgico, tratamentos de hemodiálise de agudos e serviços de diagnósticos. Com cerca de 500 colaboradores, o Hospital Municipal Carlos Chagas possui com 138 leitos sendo 22 UTI Covid-19, 38 de enfermarias Covid-19, 10 UTI Geral, 43 leitos de enfermaria, 13 de maternidade, sete de pediatria e cinco cirúrgicos

Os resultados alcançados nestes cinco anos refletem a excelência do trabalho realizado pela equipe da FSFX. Neste período, até março deste ano, foram registrados 22.726 internações e 5626 partos. E o índice de satisfação dos clientes é de 95%.

Tratamento acolhedor e qualificado

Para a dona de casa Márcia Cristina de Almeida Pinto, de 45 anos, a expertise dos profissionais e o tratamento humano foram fatores essenciais para a recuperação de seu filho Paulo Vilela Pinto Júnior, de 26 anos, que passou 47 dias internado com covid-19 no HMCC, 37 deles intubado.

Márcia conta que Paulo teve 75% do pulmão tomado, chegou a ter os dois rins paralisados, precisou passar por hemodiálise, recebeu várias transfusões de sangue e ainda teve parada cardíaca.

“Meu filho foi um milagre e eu só tenho a agradecer a Deus e à equipe do Hospital Carlos Chagas. Eles me passaram confiança e esperança o tempo todo. Toda a equipe nos ajudou, enfermeiras, médicos, psicólogos. O Paulo foi um caso muito difícil, mas contou com apoio de excelentes profissionais e renasceu”. E acrescenta. “Foi impressionante o carinho que todos tinham com ele e com a gente. Foram anjos na nossa vida. E se hoje estou comemorando a alta médica do meu filho, é pela força que Deus nos deu e pelo tratamento que tivemos dentro do hospital”, desabafa.

 

HOME HEADER 2 – FABRICIANO 75 ANOS

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página