HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Cinco concertos, gratuitos e fechados para escolas previamente inscritas continuarão até amanhã

Cerca de 7.000 estudantes assistirão o concerto da Filarmônica de Minas Gerais na Sala Minas Gerais – Foto: Divulgação

Com o tema “O mundo mágico da orquestra”, a Filarmônica de Minas Gerais recebeu no dia de 23, seguindo até o dia 25 de maio, na Sala Minas Gerais, mais de 7 mil crianças e jovens de escolas e instituições sociais mineiras nos “Concertos Didáticos”. O programa reúne obras reconhecidas do grande público, como “O Quebra-nozes” e “A bela adormecida”, ambas de Tchaikovsky; O aprendiz de feiticeiro, de Dukas, Harry Potter: Tema de Edwiges, de John Williams, e Peer Gynt, de Grieg. Ao todo, serão cinco concertos, gratuitos e fechados para escolas previamente inscritas. A regência será do maestro associado da Filarmônica, José Soares.

Os alunos dos ensinos fundamental e médio participaram dos concertos na terça e participarão hoje, 24 de maio, às 9h30 e às 14h30. O programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estará presente, com a participação de 1.300 alunos de escolas e projetos sociais. Para os alunos do EJA, que trabalham durante o dia, o concerto será na quinta-feira, dia 25, às 20h.

Para o maestro José Soares, “não é raro associar a sensação de se escutar uma orquestra ao vivo a um feito de magia. É algo digno de mistério compreender como esse grupo de pessoas trabalha em tal sintonia para compartilhar das mais belas obras artísticas que a humanidade já produziu. Mas afinal, existe magia na orquestra? Qual é este segredo? A partir destes questionamentos, vamos explorar um repertório do mundo da fantasia, que caminha desde o singelo amanhecer de Peer Gynt de Grieg ao virtuosístico O aprendiz de feiticeiro, de Dukas. Afinal, todos que participarem do concerto poderão ser ‘futuros mágicos’, para quem serão ‘revelados’ os segredos de uma orquestra, desde os seus instrumentos às histórias que se entrelaçam – tanto as mais antigas, como os contos do O quebra-nozes e A bela adormecida, até as mais recentes aventuras de Harry Potter. Tudo isso com um único propósito: proporcionar e receber o encanto de quem está indo pela primeira vez a um concerto e dar a essas pessoas uma missão: espalhar o feitiço da música de orquestra, fazendo com que ela seja parte da vida de cada vez mais pessoas”, conta.

Desde sua criação, há 15 anos, a Filarmônica de Minas Gerais se empenha na democratização da música de concerto, contribuindo, assim, para a formação cultural de crianças e jovens. De 2008, ano da criação da Orquestra, a 2022, 63 mil estudantes participaram dos Concertos Didáticos.

Importante destacar que, antes da apresentação dos concertos na Sala Minas Gerais, são realizadas ações educacionais preparatórias, sobre música e orquestra, nas próprias escolas participantes, orientadas por monitores estudantes dos cursos de graduação da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte também são parceiras no processo de inscrição e participação das escolas.

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo de Minas Gerais, e conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Circuito Liberdade e Instituto Usiminas. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo do Estado de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Os projetos educacionais da Filarmônica de Minas Gerais são possíveis graças ao apoio dos 463 participantes do Programa Amigos da Filarmônica e a importante doação dos patronos.

Plataforma educacional

A plataforma educacional da Filarmônica abrange diferentes segmentos: Concertos Didáticos (para estudantes do ensino fundamental e médio), Concertos para a Juventude (para a escuta da música clássica em família), Concertos Comentados (palestras para o público dos concertos de série), Festival Tinta Fresca (para novos compositores brasileiros), Laboratório de Regência (para jovens regentes), Concertos de Câmara (para todas as idades, com vistas à aproximação das pessoas da diversidade de timbres existentes em uma orquestra) e a Academia Filarmônica (destina-se à formação de músicos qualificados, que terão mais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho das orquestras profissionais do país).

Além da experiência presencial em salas de concerto, professores, alunos e público em geral têm acesso a textos sobre obras e compositores, sons, características e curiosidades sobre os instrumentos de orquestra, livros de introdução ao universo orquestral dirigidos a crianças, adolescentes e adultos, além de vídeos sobre preparação e especificidades dos repertórios. O material está disponível no site da Orquestrasite da Orquestra, que conta com ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual.

HOME HEADER 2 – FSFX – CURSO CAPACITAÇÃO PCD

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página