HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Localizado no Bairro Novo Horizonte, em Timóteo, o Forno Hoffman é tombado pelo município

Em estado precário, o antigo Forno Hoffman será transformado em museu

Nesta quinta-feira (25/05), o prefeito de Timóteo Douglas Willkys empossou o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Timóteo, biênio 2023/2025 e assinou a Ordem de Serviço para a elaboração do projeto técnico de restauro do Forno Hoffman. A solenidade que oficializou o restauro de um dos mais importantes patrimônios culturais históricos do Vale do Aço, veio em boa hora, quando a população vem acompanhando de perto o processo que se arrasta a longos anos.

O processo licitatório Tomada de Preços 030/2022 para elaboração do projeto técnico teve como vencedora a empresa Marka Arquitetura e Engenharia, com contrato de vigência de seis meses. Após concluído o projeto será submetido à avaliação e anuência formal do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Timóteo.

O prefeito de Timóteo Douglas Willkys assina a OS para a elaboração do projeto técnico

O Forno Hoffman, localizado no Bairro Novo Horizonte, recebeu a titulação de Bem Tombado no âmbito municipal por meio do Decreto nº 5.581/2022, em 07 de março de 2022, resultante do processo administrativo nº 01514.000347/2020-87. Ainda na instância federal, na Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Minas Gerais (IPHAN/MG) atribuiu regime de tombamento provisório ao Forno Hoffmann, nos termos do art. 10 do Decreto-lei nº 025/1937.

Marco

O Forno Hoffmann é um marco na transformação da região até então agrícola, numa região industrial siderúrgica.

Antes mesmo da construção da usina, o forno já produzia os tijolos que ergueriam seus prédios e as casas das vilas operárias

Construído em 1945, antes mesmo da Acesita – Aços Especiais Itabira (Aperam South America), instalar suas estruturas produtoras do ferro, a empresa instala o seu forno que produziria os tijolos que ergueriam parte de seus prédios, as casas de seus funcionários nas vilas operárias, bem como demais equipamentos urbanos no município, como os ladrilhos da Igreja de São José e do Hospital Acesita.

O Forno Hoffmann, tem um importante papel histórico não só para o município, mas também para o Vale do Aço. Sua construção faz parte da história inicial da industrialização do país, através da siderurgia. Sua construção teve participação de operários da própria empresa. O projeto de engenharia foi desenvolvido com base nos trabalhos do alemão Friedrich Hoffmann para fabricação de tijolos em 1858, e ficou conhecido como forno contínuo Hoffmann.

Há apenas 11 fornos com características técnicas semelhantes no mundo, sendo 10 foram transformados em museu.

Segundo o Sub Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, Cláudio Gualberto, o momento é de grande entusiasmo, e uma certeza de que o valioso bem tombado pelo município e também em processo de reconhecimento pelo Iepha – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e o Iphan respectivamente, receberá definitivamente a atenção que merece. O sub secretário assegurou ainda que todo o processo de restauro do histórico equipamento terá a anuência do Conselho M.P.C.T. Gualberto lembrou do reconhecimento como Patrimônio Imaterial da corporação Musical Santa Cecília e em tramitação o reconhecimento do Congado de Timóteo.

Agradecimento

O prefeito Douglas Willkys empossou o Conselho M.P.C.T para o biênio 2023 a 2025

Na solenidade, o prefeito Douglas Willkys agradeceu a equipe de conselheiros, reafirmando que o objetivo de todo o processo é entregar o patrimônio público restaurado para abrigar um museu com a história da nossa cidade e de um período importante da industrialização do Brasil. Ele disse ainda: Foi um longo processo para entendermos qual seria o melhor caminho a seguirmos e definir qual a expertise e know how da empresa para elaborar esse projeto executivo. Felizmente as nossas decisões se mostraram acertadas.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página