HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Nas próximas semanas, a arte japonesa percorrerá a cidade por meio do projeto Cultura Japonesa no Vale

Muitas escolas municipais, estaduais e outros locais, no Vale do Aço vão receber nos próximos dias o projeto Cultura Japonesa no Vale. Crianças, jovens, adolescentes, adultos, servidores públicos e a comunidade em geral terão oportunidade de ter contato com a arte milenar japonesa, através das modalidades: Origami, Kirigami, Oshibana e Ikebana, que consistem em transformar papel, flores, folhas e frutos em arte. É a arte milenar do Japão podendo ser difundida em Minas.

As oficinas acontecerão em algumas escolas como a Escola Municipal Professor Mário Casassanta, no Ipaneminha,  nos dias 17 e 20 de outubro, na Escola Estadual  Sônia Maria Silva Gomes no Canaã, entre os dias 23, 25, 30/10 e 06/11, no  UCEPAI Unidade Centro de Aperfeiçoamento Integral, Furquilha nos dias   24,31/10 e 07 e 14/11,  na Prefeitura Municipal de Ipatinga, no dia 26/10, em Comemoração da Semana do Servidor e na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, no Centro, nos dias 08/11 e 10/11 com entrada gratuita, sendo aberto a todos da comunidade.
O projeto tem como objetivo implementar a consciência do desenvolvimento humano e cultural, propagada pelos nikkeis, descendentes de japoneses nascidos no Brasil, além da criação de valores humanos, utilizando como instrumentos as artes milenares da arte japonesa, reafirmando a amizade entre Brasil e Japão, por meio do intercâmbio cultural.

A arte japonesa – Foto: Rodrigo Zeferino

Este projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usiminas, realizado pelo Centro Cultural Internacional Tikufukai, Coordenação de Yoshiko Honda, Produção de Shirley Maclane Produções, Consultoria das Oficinas Kikuko Inoue, professores de Ikebana Willian Trevizani, de Oshibana Jaísa Rodrigues, de Kirigami João Satoru Honda e de Origami Ana Luiza Marchezine, monitores de Oshibana a e Kirigami Helena Nunes e de Origami Mauro Makoto Honda. Assessoria de Comunicação Goretti Nunes, Fotografia de Tatiane Bispo,  Intérprete de Libras Vânia Coelho e projeto Gráfico Enyály Poletti e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga.

Foto: Rodrigo Zeferino

Sobre as oficinas:

OFICINA DE KIRIGAMI –A arte Kirigami pode ser definida basicamente como a arte de recortar papéis, uma apresentação artística muito utilizada sob a forma de relevos tridimensionais, onde os recortes do kirigami são ressaltados com as dobras do origami, dando tridimensionalidade e valor às peças. Conteúdo: móbile estrelar, flor de cosmos, de mandalas, de animais e de cerejeira

OFICINA DE OSHIBANA – Oshibana consiste em uma técnica de desidratar flores, folhas, galhos, frutas e verduras mantendo textura e cor original com o objetivo de transformá-las em trabalhos artísticos. Realizar as técnicas permite a interdisciplinaridade entre as disciplinas relacionadas na escola, movimentando toda a comunidade escolar, além de trabalhar práticas inerentes a arte, como o inventário e o colecionismo. Conteúdo: Desidratar plantas fazendo lindo quadro individual e coletivo.

OFICINA DE IKEBANA – Ikebana é a arte japonesa que utiliza a beleza das flores, folhas, troncos e vasos para fazer belos arranjos florais, mas vai muito mais além, pois tem em sua essência cultivar a sensibilidade e a criatividade, tendo a natureza como mestra. Conteúdo: arranjos de moribana, desenhos e pintura.

OFICINA DE ORIGAMI– Origami é uma arte tradicional da cultura japonesa que consiste em fazer dobraduras com pequenos pedaços de papel, criando representações de determinados seres e objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortar e nem colar.  A técnica desenvolve habilidades motoras; contribui para diminuir o desperdício aproveitando sobras de papéis que iriam para o lixo fazendo dobraduras artísticas. Conteúdo: Flor de Tulipa, peixe, marcador de página, caixa, tsuru e boneca japonesa.

Maiores informações com a produção Shirley Maclane (31)98515-1174

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página