HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Um animado brunch foi servido nessa manhã (27/10) no Centro de Memórias Usiminas aos profissionais da imprensa

O vice-presidente industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto e o presidente da siderúrgica, Alberto Ono, com o livro “Centro de Memória Usiminas – 60 Anos” – Foto: Elvira Nascimento

O livro “Centro de Memória Usiminas – 60 Anos”, marca O evento que contou com a presença do presidente do Grupo Usiminas, Alberto Ono e toda a equipe de comunicação da empresa faz parte das comemorações dos 60 anos de atividade da empresa.

O livro, reúne em imagens e textos, não só a história da empresa e da indústria brasileira, mas, também do Vale do Aço e Ipatinga. A publicação integra o Projeto Implantação do Centro de Memória Usiminas, que tem o patrocínio da empresa por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Alberto Ono falou do maior desafio da Usiminas no momento, que é a reforma do Auto-Forno 3 da usina de Ipatinga. Serão investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões, que no pico das obras, deve gerar cerca de 8 mil vagas de trabalho. Segundo Ono, ao paralisar o Alto-Forno 3, outras frentes de trabalho serão abertas, como a melhoria da Aciaria e o sistema de estocagem de matéria prima. Ele disse ainda que as atividades exigirão muita competência e disciplina das equipes envolvidas, deixando portanto, a empresa mais fortalecida e preparada para atender as demandas dos clientes.

O CEO da Usiminas em entrevista no Vale do Aço – Foto: Elvira Nascimento

O CEO da Usiminas destacou também o histórico da empresa, marcado pela superação de desafios e de geração de valores para a sociedade, ressaltando que os objetivos da empresa é cada vez mais, ter foco nas pessoas, nos clientes e na geração de resultados sustentáveis.

Meio ambiente

Outro fato que marcará as celebrações dos 60 anos da empresa, é a parceria com a empresa Canadian Solar para a auto produção de 30 megawatts médios de energia limpa, a partir de 2025. O projeto faz parte da agenda de sustentabilidade firmado pela siderúrgica.

Ainda na politica de meio ambiente, a Mineração Usiminas anunciou a descaracterização da barragem Central. Em maio, a Fundação Estadual de Meio Ambiente – Feam, oficializou a descaracterização da última estrutura de disposição de rejeitos construída a montante na unidade.

Cultura e Patrimônio

Espaço de relevância cultural, Centro de Memória Usiminas, onde história e arte se intercomunicam – Foto: Elvira Nascimento

O evento ponto de partida para as comemorações dos 60 anos da empresa foi a inauguração do Centro de Memórias Usiminas, no prédio do antigo Grande Hotel, onde a história da empresa e da arte nacional encontra-se acessível ao público. Seguindo as comemorações, durante todo o ano o Instituto Usiminas trouxe para região espetáculos consagrados pelo público, como o musical Cinderela, viabilizado por meio de leis de incentivos.

Musical Cinderela – Foto: Divulgação

A empresa

A Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. Usiminas, é uma das maiores siderúrgicas do Brasil, fundada em 25 de abril de 1956, em um cenário brasileiro de euforia e otimismo gerados pelo Plano de Desenvolvimento do governo Juscelino Kubtschek, no Horto de Nossa Senhora, atual Ipatinga. Originalmente criada como uma empresa estatal com o apoio do capital e da tecnologia japonesa foi inaugurada em 1962 no então distrito de Ipatinga, que na época pertencia ao município de Coronel Fabriciano.

O Sistema Usiminas destaca-se como o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. A Usiminas é a líder do Sistema, formado por empresas que atuam em siderurgia e em negócios onde o aço tem importância estratégica. Atualmente designa um pool de diversas empresas, estando empenhada com a transparência no relacionamento com o mercado de capitais.

Usina de Ipatinga – Foto: Elvira Nascimento

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página