HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Medida educativa integra ações contra a poluição ambiental no Distrito de Cachoeira do Vale

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Subsecretaria de Mobilidade Urbana, realizou uma blitz educativa de conscientização dos condutores de veículos de transporte de cargas na manhã desta quinta-feira (19) no Distrito de Cachoeira do Vale. A medida integra as ações para minimizar a poluição ambiental decorrente do transporte de cargas sem o uso de lonas. A blitz ocorreu em parceria com a Subsecretaria de Meio Ambiente da Prefeitura e a Polícia Militar.

Blitz educativa – Foto: Divulgação

De acordo com a legislação, é obrigatório o uso de lonas para cobrir totalmente a carga transportada de qualquer tipo sólido que impeçam o derramamento de fragmentos do material transportado. A promoção da intensificação da fiscalização do transporte de cargas foi uma das medidas definidas durante audiência pública realizada no final do mês passado no Distrito de Cachoeira do Vale para debater a poluição atmosférica na localidade.

“Essa questão tem trazido vários problemas para os moradores, principalmente em relação ao transporte de escória, que tem derramado material nas vias públicas”, explica a subsecretária de Meio Ambiente, Lucília de Moraes. O transporte de carga sem lona é passível de sanções administrativas tanto pela legislação ambiental quanto pelo Código de Trânsito Brasileiro.

“Este é um momento de conscientização para que os caminhões estejam devidamente lonados” frisa Lucília de Moraes. Outra medida a ser implementada é a visita às empresas responsáveis pelo transporte para colaboração da retirada do material particulado despejado nas vias.

A lei

Normas sobre o transporte de cargas foram distribuídas aos caminhoneiros – Foto: Divulgação

Durante a blitz, os motoristas receberam orientações sobre o trânsito e um panfleto contendo as normas para o transporte de carga. A Lei obriga o uso de lona durante o transporte de carga. Conforme o artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é considerado infração o transporte de cargas sem a devida cobertura. A utilização correta da lona evita que qualquer material seja lançado na via, prevenindo acidentes e poluição do meio ambiente.  É considerado infração grave, com multa de R$ 195,23 e soma de 5 pontos na carteira nacional de habilitação.

Os condutores também foram orientados sobre o uso indiscriminado de buzina, principalmente nos horários de 22h a 6h, que gera uma poluição sonora.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página