HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Gastronomia mineira, recepção acolhedora, rica história e natureza privilegiada comprova que aqui tem também Turismo

Na virada do século 20 para o 21, o turismo despontava no horizonte do Vale do Aço como um negócio altamente promissor para um seleto grupo de pessoas que acreditavam no forte potencial da região. Diversas iniciativas começavam a sair do papel na expectativa que a atividade frutificaria com o passar do tempo.

Desde então a atividade só cresceu e diversos empreendedores apostaram no potencial regional, configurando o Vale do Aço e entorno como um promissor destino turístico.

Dentre estes empreendedores, destaca-se hoje a empresária Ana Cleide dos Santos, que com o seu Receptivo Turístico, Ana Cleide Eventos Exclusivos, apostou na qualidade dos atrativos regionais, criando o roteiro Rota do Mutum, onde o turista vivencia a gastronomia mineira, o aspecto acolhedor das pessoas, a rica história e a ecologia da região.

Ana Cleide dos Santos com um grupo de turistas na Fazenda Macedônia, primeira parada da Rota do Mutum – Foto: Divulgação

O roteiro Rota do Mutum, nome inspirado no mais importante projeto de reintrodução de aves sob risco de extinção do país, o Projeto Mutum, na Fazenda Macedônia em Ipaba, marcará neste sábado (11/02), o início do Projeto Festival Rota do Mutum, proposto e aprovado pela empresa DoceVida Indústria e Comércio de Alimentos, no Edital Doce da Fundação Renova. O projeto visa apresentar os atrativos e produtos turísticos rurais do município para incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios e a geração de renda.

O Press Trip contará com convidados, dentre eles, influenciadores digitais, representantes de imprensa, de negócios e de agências de Turismo do Vale do Aço terão a oportunidade de conhecer o promover o roteiro.

Equipamentos turísticos bem estruturados como a Pousada e Restaurante Maria Emília reforçam a qualidade da Rota do Mutum – Foto: Divulgação

A Rota do Mutum foi lançada em 2019 e é uma iniciativa desenvolvida pela parceria entre o Projeto Turismo no Vale e Ana Cleide Eventos Exclusivos, com o apoio da Prefeitura de Ipaba e da Cenibra. O roteiro turístico foi elaborado depois de uma missão técnica realizada em Venda Nova do Imigrante, onde foi identificada a similaridade entre os destinos.

Saborear a gastronomia mineira é um dos pontos alto do roteiro – Foto: Divulgação

 

Visitar a produção do tomate desidratado e molho de tomate no Rancho da Mata, é impossível não levar para casa – Foto: Divulgação

O passeio turístico pela zona rural de Ipaba (MG), une a produção artesanal às mineirices, à gastronomia e à ecologia, valorizando a tradição, o patrimônio cultural e a natureza. O roteiro passa por diversos locais, como a Trilha Ecológica da Fazenda Macedônia, a fábrica do Palmito DoceVida e a Pousada e Restaurante Maria Emília, que vale a pena visitar e apreciar, descobrindo a beleza das paisagens e conhecendo as histórias e costumes locais. O percurso total da rota é de, aproximadamente, 47,5 km na área rural do município.

No alambique da Cachaça Primavera é onde a Rota do Mutum fica mais animada – Foto: Divulgação

 

Degustar a conserva do “Palmitos Doce Vida” é sentir o verdadeiro sabor da espécie in natura – Foto: Divulgação

 

As quitandas da Bel remete às melhores lembranças – Foto: Divulgação

 

Na Toca dos Bichos, aves raras e animais domésticos encantam principalmente as crianças – Foto: Divulgação

Para a realizadora da Rota do Mutum, Ana Cleide dos Santos, que atua no desenvolvimento do Turismo no Vale do Aço, por meio do seu Receptivo Turístico, “esse momento tem sido aguardado com ansiedade pelos empreendedores de Ipaba e pelos turistas convidados”.

“Sabe aquele passeio pra relaxar, prosear e curtir sem pressa? A Rota do Mutum, em Ipaba, é  esse destino. Roteiro em uma cidade típica do interior, onde o ritmo é mais lento, a simpatia mineira marca presença e os atrativos vão desde o contato com a natureza a desfrutar uma gastronomia deliciosa. Os empreendedores estão preparados para receberem os visitantes e os turistas estão animados e ansiosos por essa oportunidade. Então, nossas expectativas são as melhores para a realização desta atividade tão importante para o desenvolvimento turístico regional”, revela Ana Cleide.

HOME HEADER 2 – FSFX – CURSO CAPACITAÇÃO PCD

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página