HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Relevante projeto incentiva a captura e envio de imagens de animais, plantas e fungos vistos nas áreas da Empresa 

Tornar todas as pessoas parceiras na conservação da biodiversidade e proteção do meio ambiente. Este é o intuito da Cenibra com o lançamento do Florestar, projeto que incentiva a captura e envio de imagens de animais, plantas e fungos vistos nas áreas da Empresa. Para isso, a empresa disponibilizou um link em seus canais de comunicação para que todos, colaboradores e comunidade, possam enviar os seus registros. As fotos passam por uma curadoria, as espécies são catalogadas em um banco de dados e podem ser publicadas, com a menção quem realizou o registro, nas redes sociais da Empresa.

Eucaliptos

O Florestar é mais um projeto que integra as ações de sustentabilidade da Cenibra. Segundo a Especialista Socioambiental e idealizadora do projeto, Kelen Oliveira, o Florestar incentiva o hábito do registro de espécies nas áreas da Cenibra, que já é comum entre os colaboradores, e faz com que mais pessoas sejam aliadas na conservação das espécies. “Nós sabemos que, ao incentivar os registros de animais, plantas, fungos e paisagens nas áreas da Cenibra, o projeto nos auxiliaria no fortalecimento do senso de responsabilidade dos colaboradores e partes interessadas, promovendo a conscientização e o engajamento na conservação da biodiversidade”, enfatiza.

Este engajamento vai além de ver a sua foto publicada nas redes sociais da Empresa. Com o projeto, a Cenibra acredita que será possível intensificar as ações de preservação das espécies da região. Quando um “amigo da natureza” envia o registro por meio da plataforma, um especialista em biodiversidade da Cenibra faz a análise e catalogação dos dados da espécie registrada, distribui geograficamente em um mapa o local em que o registro foi feito e permite que a Empresa realize um planejamento estratégico da conservação de cada uma dessas espécies.

De acordo com analista ambiental Thales Claussem, o Florestar é um projeto muito importante para a conservação da biodiversidade da nossa região, porque a conservação vem a partir do conhecimento. Não tem como fazer conservação sem se conhecer o objetivo da conservação. “Por meio dos registros, nós conseguimos identificar quais são as ameaças para cada espécie, e outras informações valiosíssimas para gerar conhecimento e, assim, poder fazer a conservação dessas espécies com a participação dos nossos amigos. Conservação se faz em conjunto, se faz em comunidade”, reforça.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas nas redes sociais da CENIBRA e no link www.cenibra.com.br/sustentabilidade/florestar

Sobre a Empresa

Planta industrial da Cenibra em Belo Oriente – Foto: Divulgação

Constituída em 13 de setembro de 1973 e localizada no Leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG), com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. A Empresa está presente em mais de 80 municípios mineiros com cerca de 7 mil empregos diretos.

O patrimônio biodiverso da CENIBRA é composto por cerca de 106 mil hectares de florestas, que sustentam variada e rica fauna silvestre e abundante recurso hídrico. A CENIBRA mantém o monitoramento de diversos projetos: fauna e flora; reintrodução de aves silvestres ameaçadas de extinção; proteção contra incêndios florestais, desmatamento; Programa de Educação Ambiental (PEA); apoio ao desenvolvimento de estudos por universidades e centros de pesquisa; a utilização sustentável de recursos das florestas nativas e o desenvolvimento de atividades de ecoturismo em locais de beleza cênica.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página