HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Unidade da Polícia Federal em Ipatinga iniciará com emissão de passaportes

O ano começou com boas expectativas para as lideranças da Agenda de Convergência do Vale do Aço. Na primeira reunião de 2022 realizada nessa segunda-feira, 07/02, foi anunciado pelo Delegado da Polícia Federal, Alexandre Teixeira, a inauguração da Unidade da Polícia Federal em Ipatinga, no próximo dia 21/02.

“Iniciaremos as atividades de forma gradual, com a emissão de passaportes e atendimento a estrangeiros (controle migratório) e trabalhos de investigação criminal, com foco na repressão a organizações criminosas”, explica.

Ipatinga, uma das principais cidades do Médio Rio Doce – Foto: Elvira Nascimento

“A implantação de outros serviços ocorrerá em breve, juntamente com a chegada de novos policiais, quando serão realizados os serviços de controle de armas de fogo, por meio de autorizações de posse e o porte de armas, bem como o controle de vigilância privada e de produtos químicos”, pontua.

A Delegacia da Polícia Federal de Ipatinga será instalada no segundo piso do shopping Vale do Aço e abrigará ainda a Unidade Especial de Repressão à Falsificação de Moeda que tem caráter nacional na repressão a este tipo de crime. .

Competitividade 

Já no eixo competitividade, a atualização dos dados referentes ao setor metalmecânico confirmam que o segmento é pujante e tem grande potencial de crescimento com o Arranjo Produtivo Local do Vale do Aço, o maior do interior de Minas Gerais em relação ao número de empregos com um cluster de 274 empresas ligadas ao segmento.

Aperam South America em Timóteo, produtora de aço inoxidável – Foto: Elvira Nascimento

Segundo Marlon Duarte, diretor presidente do APL metalmecânico do Vale do Aço, em 2020 a região exportou para 11 países com 25 tipos de produtos do setor.

“A nossa expectativa é que possamos desenvolver projetos mais alinhados aos planos dos empresários, uma vez que temos um levantamento extremamente atualizado do mercado, das estratégias e dos números das empresas”, explica Duarte.

Para 2022 o eixo trabalha para que os investimentos previstos sejam oportunidades para as empresas do Vale do Aço como a construção da nova ferrovia que ligará Santana do Paraíso a São Mateus, no Espirito Santo.

“Nossa intenção é garantir que as empresas da região tenham a oportunidade de tornar-se fornecedores, atendendo as demandas que já existem e principalmente, as demandas que virão através dos projetos de expansão das ferrovias”, conclui.

Infraestrutura 

A LMG 760 segue em ritmo acelerado com 27km já asfaltados e previsão de conclusão em outubro deste ano.

Quanto ao aeroporto regional, Luciano Araújo, informou que o Plano Diretor foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e que o eixo tem atuado no monitoramento e articulação para garantir a liberação de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FINAC) para execução, além do acompanhamento visando a liberação dos investimentos para construção dos hangares.

O Aeroporto de Ipatinga recebe voos regulares – Foto: Elvira Nascimento

No quesito ferrovia, destacou que o eixo tem focado na otimização da estrutura ferroviária e implantação de um terminal integrador rodoferroviário da Petrocity para operação de containers.

“Foi assinado pelo ministério da infraestrutura o contrato de autorização para a construção da estrada de ferro Minas – Espirito Santo (EFEMES). No próximo mês teremos uma reunião com a diretoria da Petrocity para darmos sequência, conjuntamente, a esse investimento para a região”, disse o coordenador do eixo.

Acompanhe os projetos desenvolvidos pelos seis eixos estruturadores da Agenda de Convergência através do site www.agendadeconvergenciamg.org.br/

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página