
Pavimentação da ligação entre Marliéria ao Perd pela Serra do Jacroá é um sonho antigo
Uma boa notícia foi anunciada pelo DER-MG – Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais, nesta quarta-feira (28), a retomada da pavimentação da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio. Segundo o DER, dentro de 30 dias, a empresa licitada, a Conservasolo Engenharia de Projeto e Consultoria Técnica Ltda, iniciará as obras da AMG-4030.

Estrada Parque – Foto: Elvira Nascimento
Paralisada desde 2012, tendo apenas 5 km concluído, de um total de 17 km, a estrada estadual que liga a cidade de Marliéria ao Parque Estadual do Rio Doce custará cerca de R$ 20 milhões. O recurso é originado da Fundação Renova, como forma de compensação ambiental em decorrência do acidente da barragem de Fundão em Mariana, em novembro de 2015.
A licença ambiental foi assinada em 2022 na Superintendência Regional do Meio Ambiente (Supram Leste) em Governador Valadares.
Turismo

O Mirante do Jacroá, no alto da Serra do Jacroá, proporciona uma deslumbrante vista do Parque Estadual do Rio Doce – Foto: Elvira Nascimento
Além da ligação de Marliéria com o Perd, a estrada facilitará a conexão da BR-381 com a MG-760, cortando os municípios de Jaguaraçu e Marliéria respectivamente. A MG-760, liga-se à BR-262 em São José do Goiabal.

A Estrada Parque leva até a portaria do Parque Estadual do Rio Doce – Foto: Elvira Nascimento
A estrada que corta a Serra do Jacroá, da acesso também ao Mirante do Jacroá, uma das mais deslumbrantes vistas panorâmicas da região, bem como algumas comunidades rurais e pousados. Com a pavimentação, Marliéria torna-se mais estratégica para o desenvolvimento do ecoturismo, especialmente por facilitar o acesso rodoviário da sede ao Perd, uma das mais importantes unidades de conservação do país.