HOME HEADER 1 – USIMINAS ALTO FORNO 3

Instalado na região da Pampulha, o Hospital Libertas atenderá principalmente o vetor norte

A Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas, que atua há mais de 52 anos nas áreas da saúde e educação prepara para inaugurar seu mais novo empreendimento hospitalar na capital mineira. O atendimento médico-hospitalar, na região da Pampulha, no antigo escritório da Usiminas, recebeu um aporte de 280 milhões de reais. O novo hospital que irá gerar em torno de dois mil empregos entre diretos e indiretos tem sua inauguração prevista para março de 2022.

Prédio do antigo escritório da Usiminas na região da Pampulha que sediará o Hospital Libertas

Para o presidente da Fundação São Francisco Xavier, Salvador Prado Junior, o objetivo é levar toda a experiência e know-how da Instituição para a população de Belo Horizonte e Região Metropolitana. “Estamos vivenciando um momento em que todas as atenções estão voltadas para a saúde, que é o nosso bem maior. É com muita satisfação que anunciamos o nosso projeto de instalação do novo hospital, que recebeu o nome Libertas, e de consolidação do nosso plano de saúde – Usisaúde. Com certeza, são iniciativas importantes para contribuir para uma assistência à saúde de qualidade e humanizada, que são o nosso foco principal”.

Experiência

Hospital Marcio Cunha – Unidade 1 – Foto Elvira Nascimento

A experiência da Fundação São Francisco Xavier vem de um amplo processo administrativo, que conta atualmente com cinco hospitais, sendo quatro em Minas Gerais e um no estado de São Paulo. Dos hospitais em Minas, dois em Ipatinga (Hospital Márcio Cunha Unidades I e 2), um em Itabira (Hospital Municipal Carlos Chagas) e um em Timóteo (Hospital e Maternidade Vital Brazil). Em São Paulo, o hospital em Cubatão (Hospital de Cubatão).

“Somos referência em todas as regiões onde atuamos., ressalta Salvador. Na cidade de Ipatinga, por exemplo, o Hospital Márcio Cunha (HMC) de alta complexidade tem 548 leitos e atende a uma população de mais de 840 mil habitantes em 35 municípios do leste mineiro. Integra o seleto grupo de hospitais que possui a certificação internacional da Det Norske Veritas International Accreditation Standard (DIAS/NIAHO), patamar alcançado por apenas seis instituições brasileiras. Em 2019, tornou-se o primeiro Hospital do Brasil a conquistar o Prêmio HIMSS Elsevier Digital Healthcare Awards, dedicado a validar a excelência no uso de informações e tecnologia para melhorar a qualidade da saúde, o cuidado e a segurança do paciente. Ele é referência no Estado, sendo quarto em número de partos pelo SUS e o quinto em internações. Foi o primeiro hospital do país a obter o nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A primeira unidade hospitalar da FSFX em BH terá 380 leitos para atendimentos de alta e média complexidade. A expectativa é que o Hospital Libertas ofereça uma estrutura multifuncional de serviços de saúde, com suporte de urgência e emergência, hospital-dia e uma linha especial de cuidado ao idoso.

A previsão é que o funcionamento seja iniciado em etapas com a abertura inicial de 140 leitos e um corpo clínico com aproximadamente 250 médicos, além de toda a equipe multidisciplinar como enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, assistência social e de suporte. O hospital irá oferecer inúmeras especialidades médicas à população, além de exames de ponta e alta tecnologia. Também está prevista uma unidade de Pronto-Socorro e atendimento 24 horas de urgência e emergência.

Usisaúde

Além de inaugurar o Hospital Libertas, a FSFX também tem planos de ampliação e consolidação da Usisaúde. Com mais de 210 mil clientes nos setores médico-hospitalar, odontológico e transporte aeromédico, a Usisaúde é a operadora de planos de saúde da Fundação São Francisco Xavier. Há mais de três décadas no mercado, ela é o plano de saúde dos mais de 13 mil colaboradores da Usiminas, além de muitos outros clientes. E a partir de setembro está sendo comercializado em Belo Horizonte e região metropolitana.

“A Usisaúde tem hoje 225 hospitais parceiros e mais de três mil médicos conveniados, sendo referência em Atenção Primária.

HOME HEADER 2 – FABRICIANO 75 ANOS

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página