HOME HEADER 1 – USIMINAS ALTO FORNO 3

A comunidade já pode se programar para voltar a contemplar a visual das Ruínas do Prédio da Estação de Pedra Mole

Estação de Pedra Mole – Foto: Edmar Silva

Nesta quinta-feira (22/10) será reaberta para visitação. Fechado desde março, em função da pandemia da Covid-19, o espaço poderá ser visitado às quintas e sextas-feiras, entre 10 e 15h, e aos sábados, de 9 às 16h. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga, o bem está localizado às margens do Rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo, em Ipatinga. A reabertura da Estação Pedra Mole faz parte do calendário de celebrações dos 58 anos de operação da Usiminas.

Em 2019, a Estação Pedra Mole recebeu importantes reparos e novas intervenções. A restauração foi realizada pela Usiminas, com apoio do Instituto Usiminas, com investimento de aproximadamente R$ 750 mil. O projeto de reforma contou com a anuência e acompanhamento do Ministério Público Estadual e do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga.

A visita

Vista para o Rio Doce – Foto: Edmar Silva

Os visitantes podem acessar as Ruínas da Estação de Pedra Mole a pé, por meio de uma trilha de 650 metros, que conta com totens com informações históricas sobre o local. Conforme prevê o Decreto Municipal de Ipatinga nº 9.335/2020, que determina o uso obrigatório de máscaras em todo território de Ipatinga, em prevenção à Covid-19, e ainda seguindo recomendações do Programa Minas Consciente, os visitantes devem usar máscaras, além de manter o distanciamento de 2 metros e sempre higienizar as mãos durante a visita. Na área da Estação foi construído um mirante para o visitante admirar o encontro dos rios Doce e Piracicaba. No local onde estão as ruínas e onde funcionava a antiga Estação, o projeto de restauro manteve aspectos construtivos das estações da época aliados a elementos construtivos modernos.

HOME HEADER 2 – FABRICIANO 75 ANOS

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página