HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Diamantina em 3º lugar, com 8,688 pontos e Tiradentes em 9º, com 8,556, reafirmam Minas Gerais como um dos melhores destinos turísticos do país

Pela primeira vez, Diamantina chega ao TOP 10 dos Melhores Destinos, ficando em 3º lugar – Foto: Elvira Nascimento

 

Pela segunda vez, Tiradentes se destaca entre os Melhores Destinos – Foto: Elvira Nascimento

Realizado pelo site Melhores Destinos, a premiação que deu uma pausa de dois anos devido a pandemia, revela os 10 melhores destinos turísticos do Brasil. Foram 90 destinos citados na pesquisa e a disputa pelo título de Melhor Destino do Brasil em 2022 foi muito acirrada. Cada voto dos leitores do MD fez diferença e os vencedores foram definidos por diferenças mínimas.

Foram cerca de 15 mil leitores, considerando viagens realizadas em 2022. O grande vencedor do Melhor Destino do Brasil foi a região da Chapada Diamantina, na Bahia, que garantiu o bicampeonato com a nota 8,91 na média final.

A pesquisa avaliou os quesitos custo-benefício, atrações, receptividade/simpatia, gastronomia e segurança. No último prêmio, em 2019, o vencedor foi a cidade de Lençóis, principal base para os turistas que visitam a Chapada Diamantina. Agora, o prêmio engloba toda a região, que inclui também destinos como Mucugê, Vale do Capão (Palmeiras), Vale do Pati, Igatu (Andaraí), Ibicoara, Iraquara, entre outros. Nada mais justo que seja um prêmio conjunto, afinal, quem visita a Chapada Diamantina visita atrativos de diversos municípios.

Em primeiro lugar, a deslumbrante Chapada Diamantina, no interior da Bahia – Foto: Kenned Silva 

No segundo lugar do pódio de melhor destino nacional em 2022 estão as praias de água doce de Alter do Chão, no Pará, que garantiu 8,75 de média final. No último prêmio, o destino paraense – que faz parte de Santarém – ocupou o 8º lugar.

Já na terceira posição está Diamantina, uma das principais cidades históricas de Minas Gerais, que pela primeira vez chega ao TOP 10 do prêmio, com média de 8,68. Outra cidade mineira que se destacou no Melhores Destinos foi Tiradentes em Campo das Vertentes. A cidade colonial Tiradentes se destacou também entre os melhores destinos de 2019, ficando em 6º lugar, porém, dessa vez, Tiradentes ficou em 9º lugar. Já Ouro Preto, que se destacou em 14º lugar em 2019, no concurso que concorreram 18 lugares, ficou de fora da premiação de 2022.

Além dos três primeiros colocados, outros destinos se destacaram na votação do Prêmio MD e ajudaram a montar uma ótima lista para inspirar a sua próxima viagem por todo o Brasil. Entre os dez melhores destinos nacionais estão ainda os Lençóis Maranhenses, Jalapão, João Pessoa, Península de Maraú, Pomerode, Tiradentes e Urubici. É importante ressaltar que os estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia contam, cada um, com dois representantes entre os dez mais bem avaliados.

O primeiro colocado, a Chapada Diamantina, na Bahia, se destacou em todos os quesitos da pesquisa, mas chama a atenção especialmente a nota 9,25 em simpatia, que garantiu à região a primeira posição na categoria.

Preços e custo-benefício – 8,21; Atrações – 9,24; Gastronomia – 8,61; Receptividade e simpatia – 9,25; Segurança – 9,26 e Nota final – 8,914

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página