HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Data marca também o início das comemorações do bicentenário da morte de Aleijadinho

Instituído pelo governo de Minas Gerais, por meio do Decreto-Lei nº 20470, de 26 de novembro de 2012, o Dia do Barroco Mineiro, comemorado pela primeira vez em 18 de novembro de 2013, coincide também com o início das comemorações do bicentenário da morte de Aleijadinho, em 2014.

Frontal da igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto, com ornamento de Aleijadinho, importante referência do Barroco Mineiro – Foto: Elvira Nascimento

O Barroco Mineiro é uma arte de origem europeia, surgida no final do século XVI, tornando-se uma das formas de expressão artísticas mais visíveis no Brasil entre os séculos XVII e a primeira metade do século XVIII.

Introduzido no Brasil, principalmente em Salvador e Rio de Janeiro, o barroco em Minas Gerais caracterizado como Barroco Mineiro teve características próprias devido as peculiaridades da região, como pedra-sabão, cedro e ouro abundante, especialmente na arte sacra largamente empregada nas igrejas erguidas no período do Ciclo do Ouro. Além da escultura com temas cristãos, ornamentos em ouro e materiais nobres, imagens revestidas com película de ouro e santos em relevo e a arquitetura, a pintura e a música também foram determinantes para designar o Barroco Mineiro como obra regional, tendo como expoente, Aleijadinho e Mestre Ataíde.

Esculturas e ouro na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Catas altas – Foto: Elvira Nascimento

 

Anjo – Foto: Elvira Nascimento

Utilizando cores vivas e tropicais, o barroco mineiro se diferenciou do resto do mundo, adotando um estilo próprio na pintura. As melhores representações da pintura barroca mineira podem ser observadas nas decorações internas das igrejas. Nas capelas foram pintados forros, colunas, arcadas e medalhões. Esses elementos formavam uma composição sacra com figuras como anjos e santos, rodeando um personagem ou cena principal entre nuvens e halos de glória.

Pintura de Mestre Ataíde – Foto: Arquivo Revista Caminhos Gerais

Apesar de se fazer presente em outras vilas e povoados mineiros como Diamantina, Serro, Mariana, Tiradentes, Sabará, São João del-Rei, Congonhas, o centro principal do Barroco Mineiro foi a região de Vila Rica, atual cidade e Ouro Preto.

A movimentação comercial, pelo enriquecimento com mineração e pela forte religiosidade dos povos das minas, a capitania de Minas Gerais experimentou um forte crescimento cultural, aspectos estes que possibilitaram que a região vivesse o apogeu das artes no Brasil.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página