HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Buscando respostas:

O projeto Artesanato feito em Casa, iconografia cultural aplicada à prática artesanal no Vale do Aço, em 2021, realizou ações utilizando a arquitetura das cidades como inspiração para a o artesanato.

A fachada do Colégio Angélica é uma das referências iconográficas para o artesanato

Valorizar a história das cidades através do artesanato, tornando- o um produto de referência cultural, é a essência da “Mostra iconográfica e de produtos artesanais”, ação do projeto Artesanato Feito em Casa, criado, em 2017, pela arquiteta Joana Gonçalves. Utilizando- se de uma metodologia autoral, o projeto aplica o conhecimento de arquitetura, design, fotografia e sobre a base conceitual do artesanato brasileiro, para demonstrar formas de se requalificar a prática artesanal no Vale do Aço, a partir de ícones da arquitetura e monumentos reconhecidos como patrimônio cultural em Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga – municípios que receberam atividades da Mostra Iconográfica e de Produtos Artesanais.

Detalhe da igreja de São José, em Timóteo, aplicado em cerâmica

O artesanato é umas das principais vertentes da produção associada ao turismo. No desenvolvimento da Mostra Iconográfica e de Produtos Artesanais, Joana realizou um estudo iconográfico, coordenando uma equipe formada por designers, fotógrafos e artesãos.  Foram aplicados métodos para desenvolver os grafismos e sua aplicação em produtos: durante as oficinas, os artesãos participaram do processo criativo das peças, que reforçam o sentido de pertencimento da comunidade, traduzindo símbolos e ícones locais, inovando a prática artesanal como produção associada ao turismo no Vale do Aço.

Joana explica que, a partir do inventário iconográfico, os símbolos foram aplicados criativamente em produtos artesanais, para expressar a cultura local e seus elementos próprios, conferindo originalidade à produção de artesanato, além de contribuir para a fruição e transmissão da memória.

Após as oficinas, a iconografia e os produtos artesanais circularam nas mostras realizadas nas 3 cidades, e os ícones estão disponíveis para download no site https://artesanatofeitoemcasa.com.br/cidades/

O Projeto Artesanato feito em casa “Mostra iconográfica e de produtos artesanais” foi realizado por Arquitetura OG, através da Lei Aldir Blanc e têm o apoio do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo/Governo Federal.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página