HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

A primeira apresentação desde a pandemia, o Congado do Ipaneminha celebrou Nossa Senhora do Rosário em sua 77ª festa

Em domingo ensolarado, o Congado do Ipaneminha celebrou sua 77ª Festa do Rosário – Foto: Elvira NascimentoO primeiro bem imaterial registrado como patrimônio cultural de Ipatinga, o Congado Nossa Senhora do Rosário, mais conhecido como Congado do Ipaneminha, voltou a se apresentar neste domingo (26/03) nos festejos do Dia de Nossa Senhora do Rosário, após uma longa espera, paralisado desde o início da pandemia, em 2019.

O forte calor na comunidade do Ipaneminha durante todo o dia não tirou o ânimo dos homens e mulheres, em sua maioria idosos, que dançaram, hastearam a bandeira, consagraram o rei e a rainha e realizaram o momento mais esperado, a Dança das Fitas.

Convidado para a festa, o Congado de Barra Grande, de Mesquita, abrilhantou a festa – Foto: Elvira Nascimento

O grupo Congado Barra Grande, de Mesquita também participou do evento como convidado.

Um expressivo público da comunidade e arredores participaram da festa e assistiram uma missa solene à Nossa Senhora do Rosário sob uma ampla tenda montada no adro da Igreja dedicada a São Vicente de Paula.

O sanfoneiro José de Lourdes de Souza, dava o tom das canções folclóricas – Foto: Elvira Nascimento

Fundado em 1925, O Congado do Ipaneminha Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário é um dos mais antigos grupos folclóricos do Estado. Foi Fundado por José Gonçalves, como um “grupo de marujos”, segundo a tradição folclórica religiosa, formado exclusivamente por homens negros e com o objetivo de pagar promessas aos santos católicos.

Os reis festeiros da 77ª Festa do Rosário – Foto: Elvira Nascimento

A dança do Congado é uma expressão popular originário da África, que chegou ao Brasil no período da colonização, no século XVII, trazido pelos escravos.

Os congadeiros reverenciaram Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora Aparecida – Foto: Elvira Nascimento

Atualmente, o grupo mantém a tradição de abrigar apenas homens, embora não exclusivamente negros, e está intimamente ligado às festas religiosas do distrito da cidade de Ipatinga – Ipaneminha – Festa do Divino Espírito Santo, em agosto; de Santos Reis; em janeiro; e de Nossa Senhora do Rosário. Utilizam instrumentos bastante rudimentares e dentre as principais evoluções destaca-se a Dança das Fitas, que é trançada no Mastro. Este ano, o Congado do Ipaneminha completará 98 anos, sendo considerado, o mais antigo patrimônio da cidade de Ipatinga.

HOME HEADER 2 – FSFX – CURSO CAPACITAÇÃO PCD

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página