Projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo exibe gratuitamente duas obras da cinematografia nacional, “Que Horas Ela Volta?” e “Vida Maria”, com direito a debate após as sessões.

O Cinema Itinerante Los Películas Cineclube, projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo pelo município de Ipatinga, chega ao bairro Bom Jardim na próxima terça-feira, 04 de junho, com exibição gratuita de duas obras da cinematografia nacional, seguida de debate. Abre a sessão o curta metragem de animação “Vida Maria”, dirigido por Márcio Ramos. Em seguida o projeto exibe “Que Horas Ela Volta?”, longa dirigido por Anna Muylaert e protagonizado por Regina Casé.

Los Película apresenta no Centro Comunitário Bom Jardim “Que horas ela volta” dia 04 às 19h30

O Los Películas Cineclube tem uma trajetória marcante em Ipatinga com exibição e debate de mais de 100 obras audiovisuais da cena nacional e internacional. Foi fundado em 2014 e já realizou exibições nos teatros Zélia Olguin e do Centro Cultural Usiminas, Parque Ipanema, Centro Comercial do bairro Cariru, Cariru Tênis Clube, além de escolas e universidades da região.

Para o Cinema Itinerante prevê a circulação pelos bairros Bom Jardim, Vila Celeste, Planalto, Vila da Paz, Bethânia e Ipaneminha, apresentando toda a magia da sétima arte. A proposta do projeto é de facilitar o livre acesso das comunidades às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, além de valorizar e divulgar a produção audiovisual nacional de curtas e longas metragens.

O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fundo Municipal de Cultura e Ministério da Cultura/Governo Federal.

Que Horas Ela Volta?

Para a exibição e debate no Centro Comunitário do Bairro Bom Jardim, a curadoria do Los Películas Cineclube que é assinada por Andrés Gonzales, Beto Oliveira, Camila Mendonça, David Romeros, Éderson Caldas, Enyály Poletti, Márcio Castro e Marilda Lyra, selecionou o longa “Que Horas Ela Volta?, dirigido por Dirigido por Anna Muylaert e protagonizado por Regina Casé.

O enredo conta a história de Val (Regina Casé), uma nordestina que vai para São Paulo em busca de melhores condições de vida, deixando sua filha aos cuidados do avô. A filha, Jéssica (Camila Márdila), entra na fase do vestibular e ruma para São Paulo para estudar e tentar uma vaga no curso de Arquitetura da USP. Morando com a mãe, na casa dos patrões, começa a questionar a relação entre patroa e empregada, pois ela não entende porque a mãe é tratada como cidadã de segunda classe.

A diretora Anna Muylaerte destacou no lançamento do filme em 2015: “É um filme sobre gente, um filme que tem a cara do país. Uma trama que provoca reflexões políticas, sociais, de história do Brasil, de arquitetura, de afeto, de educação”.

Para o psicólogo David Romeros, curador do Los Películas Cineclube o roteiro delicado e profundo de Ana Muylaert e as atuações excepcionais e premiadas de Regina Casé e Camila Márdila alçaram o “Que horas ela volta?” a uma das obras primas do cinema nacional, sucesso de crítica e bilheteria. Não poderíamos iniciar com um filme melhor” destaca o psicólogo.

“Vida Maria” – curta de abertura

“Vida Maria” abre as exibições da noite. Lançado em 2006 o curta metragem de animação tem roteiro e direção de Márcio Ramos, premiado nacional e internacionalmente. Foi realizado por meio da computação gráfica 3D e finalizado em 35mm. Trata-se de uma produção cearense, patrocinada pelo 3º Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo, realizado pela Secretaria de Cultura do Governo do Ceará.

O curta conta a história de Maria José, uma menina de 5 anos, que vive no interior do nordeste brasileiro. Ela se diverte aprendendo a escrever seu nome, mas é obrigada pela mãe a abandonar os estudos para cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça.

A pobreza, a desigualdade social, ausência de políticas públicas, a representação de grupos de mulheres do interior do nordeste e demais regiões do Brasil, além de discursos arraigados na tradição, entre outras podem ser observadas nessa obra de animação.

A entrada para exibição e debate do Cinema Itinerante Los Películas Cineclube é gratuita. Para esta primeira sessão contamos com o apoio da UDCBJ – União em Defesa da Comunidade Bom Jardim, que gentilmente cede seu espaço.

Serviço:

Cinema Itinerante Los Películas Cineclube
04/06/2024 – Centro Comunitário Bairro Bom Jardim
Curta: “Vida Maria” – Direção Marcio Ramos
Brasil – 2006 – 8’35”
Longa: Que Horas Ela Volta? – Direção Anna Muylaert
Brasil – 2015 – 114 min
Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Karine Teles, Michael Joelsas, Lourenço Muratelli
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

Contato: Marilda Lyra – (31) 99966 4166

HOME HEADER 2 – MATERNIDADE FABRI JUNHO 24

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página