HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Com o slogan “A História Continua”, o educandário em seus 70 anos anuncia a nova fase, que inclui novos cursos

Na quarta-feira (13/07) o Colégio Angélica retomou a realização de seu tradicional e animado “Arraial do Colégio Angélica”, paralisado devido a pandemia – num clima de muita alegria e saudade entre os ex alunos ali presentes e muita expectativa por parte dos professores e da nova direção do colégio. Na oportunidade, o diretor Vagner Bravos Valadares anunciou uma nova fase que se inicia, que irá reafirmar o entusiasmo e o orgulho dos alunos que tanto marcou a história do colégio.

Durante a tradicinal festa julina do Colégio Angélica, que remte às históricas festividades, o educandario anunciou a nova fase – Foto: Mário de Carvalho Neto

Com o slogan “A História Continua”, a nova fase anunciada, que inclui novos cursos, como Cursos Técnicos, Maternal e Infantil, o educandário empreenderá sistematicamente na inovação, porém, sempre vinculado à sua gloriosa história, que o consagrou como uma das melhores escolas de Minas Gerais.

Fundado em 1952 pelo arcebispo da Diocese de Mariana, d. Helvécio Gomes de Oliveira, o Colégio Angélico foi entregue às irmãs Carmelitas da Divina Providência para implementar uma Escola Confessional Católica. Desde 2013, as irmãs Carmelitas prestavam serviços humanitários numa escola do segundo grau e no Hospital Nossa Senhora das Dores, em São Domingos do Prata.

A experiência e o humanismo das irmãs Carmelitas também eram empregados voluntariamente no Hospital Siderúrgica de Coronel Fabriciano.

Inaugurado oficialmente em 1956, o colégio ainda em obras, oferecia inicialmente os cursos infantil e primário para ambos os sexos. Em 1955 implanta o curso ginasial, causando grande repercussão em toda a região. Coma as atividades voltadas apenas para o sexo feminino, em 1958, o Rotary Clube de Coronel Fabriciano inicia processo para implantação do curso Normal (secundário) que obteve reconhecimento oficial do governo em 1961.

Em meio às obras, as alunas do Colégio Angélica posam para a fotografia – Foto: Acervo Colégio Angélica

 

Alunas do Colégio Angélica, residentes em Timóteo, diariamente atravessavam o Rio Piracicaba em botes – Foto: Acervo Colégio Angélica

Multiplicando conhecimentos, centenas de ex alunas do Colégio Angélica ingressaram nas diversas escolas da região, atuando como professoras nas principais disciplinas do ensino Fundamental.

Devido a qualidade do ensino e as inovações pedagógicas aplicadas, que primava pela educação orientada para os valores humanos, da harmonia e da felicidade, o educandário atraia novas alunas de todo o Vale do Rio Doce. Para a direção da escola, a instituição não deveria se limitar apenas em educar, mas transmitir conhecimentos que servem para toda a vida. As atividades pedagógicas consistiam em integrar escola e família através de pesquisas que motivam descobertas, aprendizagem e reflexões, onde a sala de aula era espaço diário de habilidades e competências para a formação plena do educando.

Essa filosofia de trabalho consolidou o Colégio Angélica como uma das mais prestigiadas instituições de ensino, tornando-se referência educacional em todo o estado.

Na virada do século 20, prédio do Colégio é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município e o educandário passa a ter como mantenedor, o ICMG – Instituto Católico de Minas Gerais, uma das instituições de ensino mais creditadas do país, vinculada ao Unileste.

Em março de 1997, a fachada do Colégio Angélica é tombada como Patrimônio Cultural Municipal de Coronel Fabriciano – Foto: José Avelino

Em 2022, o Colégio Angélica inicia o processo de certificação para tornar-se uma Instituição Filantrópica, sob a supervisão do CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação, do Governo Federal. Com a iniciativa, o Colégio Angélica passará a adotar a prática de doação de Bolsas de Estudos para pessoas carentes.

Ao mesmo tempo, o educandário credencia-se no Marco Regulatório das Relações Sociais e Civis – Mirosc, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, preparando-se para os novos desafios, dentre eles, restabelecer o Maternal, Infantil e Séries Iniciais e novos cursos.

Ainda no contexto das boas novas anunciadas pelo diretor da escola Vagner Bravos, o dirigente revelou a instalação dos cursos técnicos de: Enfermagem; Cuidador de Idoso; Edificação; Segurança do Trabalho; Informática; Administração de empresa e Ciências Contábeis.

Suas amplas instalações receberão novos cursos técnicos – Foto: Elvira Nascimento

Vagner enfatizou que o curso Cuidador do Idoso contará com estágio do curso de Assistência Social do Unileste.

Na entrevista à revista Caminhos Gerais, o dirigente do educandário relatou que uma ex aluna do Colégio Angélica, moradora atualmente nos EUA, visitou recentemente a escola junto à sua filha, que também foi aluna da escola, e sua neta. Na visita, a ex aluna não conteve a emoção ao recordar o tempo da irmãs Carmelitas e das colegas que ali, por meio do conhecimento se prepararam para a vida.

Este sentimento de carinho e saudade demonstrada pela ex aluna, ao longo dos anos tornou-se uma marca registrada entre os centenas de egressos, que se organizaram em grupos vez ou outra, para celebrar a amizade fraterna solidificada no educandário.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página