Cerca de 250 animais receberão tratamento gratuitamente
A castração de animais, seja fêmea ou macho, tem se tronado uma prática comum entre aqueles que querem ter a companhia segura de um animal de estimação. O animal não castrado, principalmente a fêmea, corre sério risco de desenvolver câncer no órgão reprodutor, segundo estatísticas. Grande parte dos clínicos veterinários recomendam a castração como prevenção de um mal maior que muitas das vezes chega ao ponto de ter que sacrificar o animalzinho de estimação. Quanto ao macho, a castração previne contra a procriação indesejada ou mesmo agressividade do cão no período do cio.
Visando maior controle sobre os animais de estimação, que vem crescendo vertiginosamente, especialmente em relação aos cães de rua, isto é, sem dono, o vereador reeleito Thiago Lucas de Coronel Fabriciano traz pela terceira vez o Projeto CastraMóvel para a cidade. Com apoio da Prefeitura, a passagem do CastraMóvel deverá realizar cerca de 250 cirurgias gratuitamente nos animais cadastrados. Além das cirurgias, o dono do animal recebe também medicamentos para a pós cirurgia.
Thiago Lucas foi o autor do projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais e do Fundo Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, com apoio das ONGs protetoras dos animais.
Para ser atendido, o interessado deverá ir até a Praça da Estação, ao lado da rodoviária, cadastrar seu animal sem nenhum custo, e entrar na fila. O atendimento permanecerá na cidade hoje e amanhã.
Letícia Reis e Rosimeire Dutra, cujos cães foram resgatados da rua, acha de extrema importância este serviço do Castra Móvel, porque além de motivar as pessoas resgatar animais de rua, sabendo que o poder público auxilia no tratamento destes, diminuem o custo de manutenção dos cães.