HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Por trás da mais ecológica produção de aço inoxidável do mundo, as unidades de produção de energia da Aperam BioEnergia garantem à siderúrgica sua contribuição para um ambiente ainda mais sustentável

Aço Verde, nome que se traduz em responsabilidade socioambiental, tem em sua natureza, uma longa história de desenvolvimento técnico-científico, respeito a natureza e de realização de pessoas.

Feito à base de energia totalmente renovável e sistema de produção 100% sustentável, o Aço Verde ou o aço inoxidável da Aperam South America, um dos mais nobres itens da siderurgia, teve sua origem na primeira produção de inox do país, em 1965.

Desde então, investimentos significativos em sua fonte de energia, rendeu a Aperam South America a distinção de ser a primeira siderúrgica do segmento de aços planos especiais a alcançar o balanço neutro entre emissões e remoções de gases de efeito estufa.

Antes mesmo do conceito sustentabilidade popularizar-se mundialmente após a reunião ocorrida em Estocolmo (Suécia), na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, a siderúrgica já colocava em prática a metodologia de sustentabilidade. Em 1974, a Cia. Aços Especiais Itabira – Acesita, cria a Florestal Acesita S/A, com o objetivo de desenvolver o florestamento, reflorestamento, carvoejamento de eucalipto no Vale do Jequitinhonha. Em 1984, a Florestal Acesita S/A passa a denominar-se Acesita Energética S/A, vindo em 2011, denominar-se Aperam BioEnergia S/A.

Viveiro de mudas de eucalipto em Itamarandiba – Foto: Elvira Nascimento

Distribuída nos municípios de Capelinha, Itamarandiba, Veredinha, Turmalina e Minas Novas, as florestas de eucalipto da Aperam BioEnergia têm capacidade de produzir, atualmente, mais de 400.000 toneladas de carvão vegetal por ano e cerca de 1000 empregos diretos. A empresa otimiza a utilização dos seus ativos florestais priorizando o atendimento a usina siderúrgica da Aperam South America, em Timóteo.

Expedição de carvão na Unidade de Produção de Energia Renovável de Pontal – Foto: Elvira Nascimento

Ao longo dessa trajetória, além do forte investimento em tecnologia nos processos industriais e na valorização das pessoas, a siderúrgica investiu também no aumento de seu mercado e concomitantemente no aumento da produção de aços inoxidáveis e especiais elétricos. Por outro lado, para corresponder ao crescente dinamismo da usina, a Aperam BioEnergia prescindia aumentar exponencialmente sua capacidade de produção de matéria prima, instalando no município de Itamarandiba, um dos mais avançados laboratórios de pesquisas e melhoramentos genético de eucalipto do país. São milhares de mudas de eucalipto fertilizadas diariamente que seguem para as áreas de plantio.

A Aperam BioEnergia desenvolve um dos mais avançados processos de melhoramento genético de eucalipto do país – Foto: Elvira Nascimento

 

Empresas do país e do mundo nas diversas atividades que utilizam o eucalipto, buscam na Aperam BioEnergia clones de espécies desenvolvidas em seu viveiro – Foto: Elvira Nascimento

Reconhecido como referência nacional e internacional em pesquisas no campo de biotecnologia, carboquímica, manejo florestal, controle biológico de pragas, por métodos totalmente ecológico, onde a própria natureza combate o inimigo, o viveiro de mudas em Itamarandiba mantém convênios com os principais institutos e universidades do Brasil, apoiando e fomentando a pesquisa ambiental nas suas respectivas áreas. Empresas do país e do mundo nas diversas atividades que utilizam o eucalipto, buscam na Aperam BioEnergia clones de espécies desenvolvidas em seu viveiro.

Ainda no município, na região de São Bento, a Aperam BioEnergia conta também com uma UPER – Unidade de Produção de Energia Renovável. No local, como em todas as UPERs, a empresa utiliza queimadores de gases, capaz de reduzir significativamente a emissão de fumaça na atmosfera. A utilização desta avançada tecnologia coloca a Empresa e a região do Jequitinhonha em uma posição de destaque por utilizar tecnologias inovadoras na melhoria da qualidade do ar. Em suas diversas unidades de produção, a UPER – Unidade de Produção de Energia Renovável (Palmeiras), em Turmalina, a empresa conta com o FAP 2000, o maior forno do mundo, com capacidade de produzir mais de 400 toneladas de carvão mensalmente.

O diretor de operações da Aperam Bio Energia, Edimar de Melo Cardoso e o presidente da Aperam South America, Frederico Ayres, inauguram os queimadores de gases – Foto: Arquivo Aperam BioEnergia

 

Monitoramento da carbonização dos fornos e queimador de gases na sala de automação – Foto: Elvira Nascimento

Carbono neutro

A Aperam BioEnergia notabiliza-se em recente conquista, comemorada no âmbito da fabricação do aço. A Aperam South America é a primeira siderúrgica do segmento de aços planos especiais a alcançar o balanço neutro entre emissões e remoções de gases de efeito estufa. Por meio das florestas plantadas de eucalipto e com a preservação de florestas nativas, como as grotas e veredas no Vale do Jequitinhonha e na reserva Oikós, em Timóteo, a Aperam neutralizou o carbono gerado nos anos de 2020 e 2021 nos escopos 1 e 2”, tornando-se produtora de aço inoxidável mais ecológica do mundo

Bobinas do Aço Verde, o aço mais ecológico do mundo – Foto: Elvira Nascimento

A Declaração de Verificação de Gases de Efeito Estufa, baseada na Norma ISO 14064-1 e no Programa Brasileiro GHG Protocol – metodologias internacionalmente reconhecidas pela World Steel Association – foi emitida pela Société Générale de Surveillance (SGS), líder em testagem, inspeção e certificação, após auditorias realizadas em 2021 e 2022. As medições comprovaram que as operações integradas da Aperam South America e da Aperam BioEnergia, resultaram no acumulado de 2020/2021, em um volume de gases removido da atmosfera maior do que o emitido nos processos de fabricação de aço e de carvão vegetal. Após ter neutralizado todo o volume de gases de efeito estufa emitidos, a empresa removeu um adicional de 33 mil toneladas métricas da atmosfera no período. A conquista da neutralidade de carbono acontece cerca de 30 anos antes do prazo estabelecido pela empresa, que era reduzir suas emissões até 2030 e neutralizá-las até 2050.

Segundo o presidente da Aperam, Frederico Ayres Lima, o foco agora será, além de manter a neutralidade, trabalhar pela redução de poeiras fugitivas e obter uma performance que supera em muito as exigências legais.

O presidente da Aperam South America, Frederico Ayres Lima – Foto: Elvira Nascimento

Sustentabilidade e produtividade

A cada ano, o compromisso com o desenvolvimento sustentável alcançava toda a cadeia de produção da Aperam BioEnergia. Compromisso este com a FSC® (Forrest Stewardship Council®), que consolida a empresa nas melhores práticas, como aplicar as tecnologias adequadas e economicamente viáveis para reduzir emissões atmosféricas, consumo de energia, geração de resíduos, uso de recursos naturais e prevenir a poluição decorrente dos processos produtivos, preservando a diversidade ecológica, os recursos naturais e ecossistemas.

Monitoramento hídrico na Represa Veredina – Foto: Elvira Nascimento

Atualmente, a empresa é referência na adoção de modelos de gestão sustentável e investimentos em saúde e segurança; treinamentos; equipamentos de proteção individual; desenvolvimento de tecnologias; infraestrutura, além de campanhas e programas que têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida do empregado; como é o caso do programa de ergonomia e programa comportamental.

Monitoramento de processos da Aperam BioEnergia – Foto: Elvira Nascimento

Para assegurar o menor impacto ambiental em suas atividades, a empresa realiza programas, como monitoramento da biodiversidade; monitoramentos hídricos para avaliar a quantidade de água e a influência das atividades da empresa nesse recurso; programa de recuperação de área degradada; reutilização e reciclagem de resíduos e projetos de crédito de carbono.

Área de recuperação ambiental São Caetano – Foto: Elvira Nascimento

A gestão do plantio de eucalipto e do processo de carbonização, operações integradas, proporcionam os melhores resultados de produtividade. As florestas de eucalipto ultrapassam em média a casa dos 40 metros cúbicos de madeira por hectare. Desde a colheita, a carga e descarga da madeira são dinamizados por avançados sistemas mecanizados. Nas UPERs Unidades de Produção de Energia Renovável, os queimadores de fumaça e recirculadores de gases nos fornos contribuem significativamente com a melhora do ambiente e o rendimento de transformação da madeira.

Resultados como esse são conquistas que fazem parte da história da Aperam BioEnergia. A empresa é pioneira em alguns centros e institutos de pesquisa dedicados às florestas no Brasil, como a Sociedade de Investigações Florestais (SIF), com sede em Viçosa (MG); o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), com sede em Piracicaba (SP) e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESAL/USP), com sede em Piracicaba (SP).

Sociedade

Atuar com responsabilidade social no uso dos recursos e no relacionamento com a comunidade propicia desenvolver uma política constantemente reformulada a partir de uma relação pautada pelo respeito e pelo diálogo com as comunidades onde a Aperam BioEnergia atua.

Nessas localidades são mantidos programas de desenvolvimento socioeconômico e cultural, próprios ou com a orientação metodológica da Fundação Aperam Acesita, visando fomentar a geração de renda, incrementar o ensino público e difusão cultural.

A geração de renda aos moradores das comunidades vizinhas, viabilizou a criação do projeto “Dê Alças à Reciclagem”. Projeto criado e conduzido pela Aperam BioEnergia, nas diversas comunidades do Vale do Jequitinhonha.

Além de proteger o meio ambiente, reduzir o descarte de resíduos, incentivar o desenvolvimento das comunidades e o empoderamento feminino, o projeto capacitou a população na reutilização de banners de campanha da Aperam BioEnergia na produção de sacolas retornáveis e garrafas pet em vassouras e outros.

O apoio às festas culturais das cidades como o Carnaval de Itamarandiba e Minas Novas, Festa do Rosário em Minas Novas, Capelinhense Ausente, Expoita e Festur, apoio na realização do Festival de Animação e Arte em Capelinha e apoio ao Grupo de Teatros Atuart do Centro Social Mali Martin – oficinas e contratações fazem parte da agenda de relacionamento com a sociedade no entorno de sua área de produção.

Exposição do artesanato do Vale do Jequitinhonha na fundação Aperam Acesita – Foto: Elvira Nascimento

Fomentar a atividade de solda e trabalhos em Inox na região, por meio da capacitação dos serralheiros da região e apoiar instituições sociais por meio de capacitações em cursos de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos – SICONV, reforçam as relações institucionais da empresa.

A Aperam BioEnergia acredita que a integração da responsabilidade social em seu planejamento estratégico e ao seu modelo de gestão, alinhada às diretrizes corporativas e do negócio, resultam no equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, ambiental e social.

Edimar de Melo Cardoso, diretor de operações da Aperam BioEnergia – Foto: Elvira Nascimento

Para o diretor de operações da Aperam Bio Energia, Edimar de Melo Cardoso, pensar e fazer a diferença é a ideia que norteia as ações da empresa, para fazer da Aperam BioEnergia, a cada dia, a melhor empresa para se trabalhar.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página