HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

A história de Timóteo tem sua peculiaridade bastante distinta, especialmente no que tange à urbanização e seu fortalecimento demográfico.

No início do século XX, um pequeno povoado, vindo de uma sesmaria à margem direita do rio Piracicaba, que pertenceu, nada mais nada menos que uma Freguesia e quatro municípios, recebe em seu território uma grande usina.

Ainda como distrito de Coronel Fabriciano, Timóteo recebe uma usina que mudaria radicalmente a economia da região

A usina que fabricaria aço, em 1944 construiu à frente de sua portaria a cidade que abrigaria seus funcionários.

Do primeiro bairro, o Vila dos Técnicos, aos demais, nasceu a cidade operária, que recebeu o mesmo nome da empresa, Acesita. Há cerca de 7 km da sede do distrito, nos arredores da usina, formava-se então uma comunidade sob os limites da empresa. A conurbação pós emancipação de Timóteo, advindo do acelerado processo de industrialização do atual Vale do Aço, fez de Timóteo, então cidade de dois idiomas, um técnico operário e outro rural, uma só cidade cosmopolita.

Rompendo os portões da usina, Timóteo desenvolveu-se, constituindo-se numa forte praça comercial, industrial e de prestação de serviço, seguindo então seu próprio destino, sem ouvir mais o apito da fábrica de ferro.

A Aciati, atual ACE  e CDL

Na década de 1960, é criada a Associação Comercial Empresarial de Timóteo

Na mesma década que Timóteo foi elevado a município, em 25 de outubro de 1969, empresários locais se unem e criam a Associação Comercial Empresarial de Timóteo – Aciati, tendo o seu primeiro presidente, Benedito de Freitas Drumond. A Associação, uma sociedade civil, voltada para a defesa dos interesses da classe empresarial, é reconhecida como entidade de utilidade pública em 5 de abril de 1973.

Em 8 de março de 1999, na Aciati, é criada a Câmara de Dirigentes Lojistas de Timóteo – CDL , uma entidade civil, sem fins lucrativos, atuando no mesmo endereço da atual ACE – CDL.

Conselho da Mulher Empreendedora

A ACE e CDL empossou o novo Conselho da Mulher Empreendedora de Timóteo

Em fevereiro de 2003, é criado o Conselho da Mulher Empreendedora da ACE e CDL, com o objetivo de congregar as mulheres empresárias, desenvolvendo-lhes o espírito associativo de livre iniciativa, de servir ao seu grupo profissional e a sociedade como um todo entre outros atributos. Como constituir-se um foro de análise, estudos, pesquisas, treinamentos, debates, sugestões e assessoramento, intensificando a integração da mulher empresária nas diferentes atividades da ACE e CDL.

Movida a uma economia dinâmica e diversificada, Timóteo tem a então Aciati, atual ACE e CDL, como representante dos setores industriais, prestação de serviços e do comércio.

Terça feira, (3), no ano que completa seus 53 anos, a ACE e CDL empossou sua nova diretoria e o Conselho da Mulher Empreendedora, que irá compor o Triênio 2022/2025.

No evento, na Fazenda Vovô Laurindo, tomaram posse como presidente, o empresário Alexandre Marcelino Alves da ACE e CDL, e Genilda Morais, do Conselho da Mulher Empreendedora.

Em seu discurso de posse, o Presidente Alexandre Marcelino lembrou de seu primeiro contato com a Associação, quando ainda era estagiário e de seu entusiasmo em compor a diretoria da entidade em 2012.

Alexandre, proprietário da Ello Comunicação, é o primeiro publicitário, que assume o importante cargo na entidade. Um de seus desafios como publicitário, provavelmente será dar visibilidade à força econômica de Timóteo, para torna-la atrativa a novos investimentos. Dotada de uma forte capacidade produtiva, infraestrutura padrão e uma dinâmica industrial global, Timóteo só tem a celebrar com a nova diretoria.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página