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Plano de Marketing coordenado pelo Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas contempla o turismo rural, de aventura, de cultura, religioso e de eventos e negócio

O Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas lançou nesta quarta feira (30/03) o Plano de Marketing Turístico em Açucena, plano este que servirá de referência para todos os municípios que compõem o circuito. Participaram do encontro, realizado na Fazenda Ebenézer, no distrito de Aramirim, representantes de municípios associados ao CTMAM, do Projeto Turismo no Vale, do Convention e Visitors Bureau do Vale do Aço, ARMVA e comunidade indígena Pataxó Geru Tucumã participaram do encontro itinerante.

O prefeito de Açucena, Raulisson Morais, o Nem do Duta, e diretoria do CTMAM,  recepcionaram os convidados do encontro, que contou também com a presença da vice-prefeita de Mesquita, Conceição Marinho; do vice-prefeito de Santana do Paraíso, José Anício; do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Alex Oliveira; do Chefe do Núcleo de Assessoramento Técnico Especial da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), Renato Martins; do Cacique Bayara e indígenas da comunidade indígena Pataxó Geru Tucumã; representantes dos municípios associados ao CTMAM, do Convention e Visitors Bureau do Vale do Aço e do Projeto Turismo no Vale.

O evento aconteceu na bem estruturada Pousada Fazenda Ebenézer, no distrito rural de Aramirim – Foto: Elvira Nascimento

Mapa do Turismo Brasileiro

Na oportunidade, o presidente do CTMAM, Hélio Anício, destacou a importância do Plano de Marketing para potencializar todas as ações já realizadas para tornar a região em destinos consolidados, tal como a conquista da certificação no Mapa do Turismo Brasileiro, recentemente alcançada pelos municípios de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Conceição de Ipanema, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Santana do Paraíso, Timóteo e Ubaporanga. Rio Piracicaba e Mesquita vão pleitear a certificação em 2023.

Estratégias para turismo regional

Durante a apresentação do Plano de Marketing do CTMAM, o diretor de Comunicação e Marketing da IGR, Rodrigo Vieira, sugeriu que todos os municípios usem o estudo como inspiração. “Esse Plano de Marketing será o guia para que os gestores de turismo dos municípios criem seus próprios planos de marketing individualizados sem desviar das metas e objetivos regionais orientados pelo CTMAM”, completou.

Plano de Marketing

O Plano de Marketing foi desenvolvido pela turismóloga Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, Cidinha Sampaio, por meio da empresa Ana Cleide Eventos Exclusivos, sob a coordenação da diretoria do CTMAM. Para a elaboração do plano, foi aplicado junto aos gestores dos 16 municípios associados um questionário para levantamento de dados, como também para perceber a visão destes sobre o circuito, a região e sobre o município. Também foram realizados encontros com a diretoria do CTMAM e foram considerados os estudos de turismo já realizados para a região, bem como bibliografia sobre o tema.

O município abriga a comunidade indígena Pataxó Geru Tucumã, cuja cultura e costumes originais permanecem preservados – Foto: Elvira Nascimento

 

Outros atrativos que serão potencializados com o Plano de Marketing, encontram-se na área rural do município, onde as produções tradicionais fazem parte do dia a dia da população – foto: Elvira Nascimento

O Plano de Marketing traz estratégias de marketing viáveis para que o destino turístico seja reconhecido como ofertante de “múltiplos destinos integrados”, que ofereça atividades organizadas, estruturadas e diversificadas para um público – residente na própria região, de todas as faixas etárias e de renda variada nos segmentos de turismo rural, de aventura, de cultura, religioso e de eventos e negócio. “Este é um estudo que vai orientar a diretoria e os gestores municipais para o desenvolvimento do turismo na região. Espera-se que este plano seja, realmente, uma ferramenta para tornar a região um destino turístico conhecido e consolidado”, declara a responsável técnica pelo estudo, Cidinha Sampaio.

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