Participação de empreendedores e agentes do turismo dá início a um eficiente plano de marketing
Nessa quinta-feira (17/03), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, juntamente com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Ipatinga, realizaram na Câmara de Vereadores desta cidade um encontro com representantes de diversos segmentos ligados ao Turismo, para apresentar as diretrizes do Plano de Marketing Turístico de Ipatinga. O vice refeito, Alexsandro Espírito Santo Oliveira, que também responde pela Secretária de Desenvolvimento Econômico do município agradeceu a presença de todos e salientou a importância do fortalecimento do turismo na região, reconhecendo a atividade como forte fomentadora de ocupação e renda, e sobretudo a melhoria da qualidade de vida.
Coordenado pelo consultor do Sebrae, Marcelo Prattes, da Consultoria Veredas, o evento propiciou aos presentes apresentarem pontos de vistas sobre os principais atrativos da cidade, onde destacavam os pontos positivos e negativos destes, além de apontar novas possibilidades.
Atrativos turísticos apontados como relevantes
Tradições e natureza exuberante na área rural
O evento, cujo objetivo era implementar um plano de marketing participativo, onde agentes de turismo, representantes de serviços de hotelaria e similares, sindicatos, conselheiros do Comtur, Convention & Visitors Bureau e servidores da prefeitura, permitiu delinear um diagnóstico mínimo como ponto de partida para uma consulta pública mais abrangente.
Na área urbana, monumentos, espaços culturais e lazer
Em breve, será apresentado pelo Sebrae o Plano de Marketing Turístico de Ipatinga para sua implementação, que se estrutura em quatro pilares: o social, econômico, ambiental e cultural.
Ipatinga é reconhecida como uma das cidades brasileiras com a maior área verde por habitante, privilegiada por abrigar o maior parque urbano do país, o Parque Ipanema, projetado pelo renomado paisagista Burle Marx, e conta com uma área rural onde se contempla uma natureza exuberante e tradições culturais relevantes. Outros indicativos com forte potencialidade turística na cidade, é o centro de compras no Shopping do Vale, onde Centro Cultural Usiminas realiza uma intensa atividade cultural, a Estação Pedra Mole e o Centro de Memória Usiminas. Uma excelente estrutura hoteleira e boas opções gastronômicas, também reforçam a qualidade dos serviços de Ipatinga, que oferece ainda a proximidade com o Parque Estadual do Rio Doce, uma das mais importantes unidades de conservação do país.
Nem o Ipatinguense sabe onde fazer turismo… deveria ter página no Instagram divulgando locais.
Mas parabéns pela matéria… temos iniciar.