Tranquilidade, história, cultura tropeira, religiosidade, parque estadual e cachoeiras com mais de 100 metros de altura, fazem de Ipoema um surpreendente destino turístico na rota da Estrada Real
Importante distrito de Itabira, Ipoema foi criado pela lei municipal nº 26, de 23 de maio de 1894, então com o nome de Aliança. Pelo decreto-lei estadual nº 1.058, de 31 de dezembro de 1943, passou a ter sua denominação atual. Com menos de 3 mil habitantes, Ipoema vem se tornando um importante polo turístico, impulsionado pela típica tranquilidade dos pequenos povoados do interior mineiro e por suas raras belezas naturais.
Ipoema é procurada, principalmente por suas belas cachoeiras, como a Cachoeira Alta e do Patrocínio, por abrigar o Parque Estadual do Limoeiro e também pelo surpreendente Museu do Tropeiro, que desde 2 de abril de 2003 reúne cerca de 700 objetos relativos aos tropeiros e realiza exposições temáticas.
Outro atrativo de grande impacto em Ipoema, é o Morro Redondo, onde abriga em seu cume o Santuário Senhor do Bonfim. Anualmente, em Morro Redondo concentra uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do interior mineiro, a Festa de Santa Cruz. Além do santuário, Morro Redondo abriga também uma escultura da artista plástica Wilma Noel e um mirante.
Seus arredores fazem parte da área que delimita a APA da Pedreira e se localiza bem próximo à cachoeira do Macuco ou Cachoeira Alta.
Do alto do morro avista-se um meio mundo. Local favorável à contemplação da paisagem, meditação e à fotografia, sendo possível avistar o povoado da Serra dos Alves, o distrito de Senhora do Carmo, o distrito de Ipoema, o antigo pico da Cauê, o município de Bom Jesus do Amparo e o Parque Natural do Caraça.
Principais atrativos turísticos
Parque Estadual Mata do Limoeiro
Cachoeira Alta
Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Museu da Pharmacia “José Gomes da Silveira”
Museu do Tropeiro
Parque Nacional da Serra do Cipó
Cachoeira do Patrocínio
Centro Cultural Casa Inclusão de Drummond.
Principais eventos
Aos sábados de Lua cheia de Março a Novembro – Roda de Viola no Museu do Tropeiro
Março
Feira de Artesanato e Gastronomia
Maio
Festa de Santa Cruz