HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

O Centro Universitário obteve conceito 4 (em uma escala de 1 a 5) no IGC, indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior do país

 O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) obteve novamente o melhor resultado entre as instituições de ensino superior privadas do Vale do Aço, com Índice Geral de Cursos (IGC) 4, resultado que já havia obtido em 2019. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a apuração do IGC na última sexta (23), um dos principais indicadores nacionais de qualidade da educação superior. Desde 2007, ano em que iniciou o cálculo do indicador, o Centro Universitário vem crescendo a cada ano e, atualmente, é a única IES privada com a nota 4 na Região Metropolitana do Vale do Aço.

Segundo o reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, o bom desempenho na avaliação é fruto do comprometimento da comunidade acadêmica. “O resultado constata o esforço e o desempenho de excelência dos estudantes que se formam no Centro Universitário e de seus colaboradores. Mesmo em um cenário difícil de pandemia, vemos  a dedicação de todos na promoção do ensino de qualidade e os resultados se mostram”.

O pró-reitor acadêmico da IES, Dr. Marcelo Vieira Corrêa, acrescenta que “o instrumento de avaliação se mostra fundamental para a busca constante da atualização pedagógica, no uso de metodologias ativas, para a inserção de atividades em sintonia com as necessidades do mercado, na integração de projetos à pesquisa, iniciação científica e extensão, assim como realização de projetos com e para a comunidade”, avalia.

Cálculo do IGC

O cálculo do Índice é realizado anualmente e leva em consideração a média do Conceito Preliminar do Curso (CPC) dos últimos três anos e a avaliação dos cursos de pós-graduação de cada instituição de ensino superior. Dessa forma, o resultado divulgado compreende a análise de cada curso de graduação da Instituição nos anos entre 2017 e 2019. O Índice varia de 1 a 5 e as instituições com notas 4 e 5 são consideradas de excelência.

Como método de análise, o CPC e o IGC consideram os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, além da qualificação do corpo docente e a infraestrutura colocada à disposição dos estudantes. Nesse sentido, são considerados os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial e a satisfação dos universitários com as IES, feito por meio de questionário, a qualificação do corpo docente o regime de trabalho dos mesmos.

Ensino Superior

O Centro Universitário oferece cursos de graduação nas áreas de comunicação, gestão e negócios, saúde, engenharias e educação, além de opções de formação e atualização profissional na modalidade Educação a Distância (EaD). Presente há 52 anos no Vale do Aço, o Unileste se consolidou como o maior e melhor Centro Universitário da região, segundo avaliação do Ministério da Educação – reconhecido com nota máxima no MEC (5)-, Guia do Estudante, Guia da Faculdade, Catho Educação e Ranking Universitário da Folha.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página