O lançamento do Vales dos Tropeiros Cicloturismo, consolida a região como destino turístico com forte apelo cultural e ambiental
Se um evento pode ser caracterizado como um divisor de águas, o lançamento do circuito turístico Vales dos Tropeiros Cicloturismo em Timóteo, neste final de semana (17 e 18/09), certamente é um deles. Reconhecido como um marco histórico para o setor, o evento colocou o Turismo regional numa nova rota.
Realizado sob a coordenação do Sebrae, o prestigiado evento aconteceu juntamente com outro importante evento, o Inox Bike, competição do Campeonato Mineiro de MTB XCM 2024, realizado pela Federação Mineira de Ciclismo.
História
O Turismo na região, que alvoreceu no início dos anos 2000, marcado por inúmeros desafios, dentre eles, o individualismo, quando cada empreendedor “atirava” para diversos lados, sem diagnósticos, pesquisas de mercado, pessoal especializado, isto é, baseado no feeling, este deixou como legado, um amplo potencial descoberto, para ser explorado.
Quando “Turismo” era um termo estranho para grande parte da população, para alguns pioneiros, deslanchar como importante destino turístico era uma questão de tempo.
Diversas iniciativas destacaram-se na direção de consolidar o Turismo como negócio promissor, dentre eles: os diversos Fóruns de Turismo no Centro Cultural Usiminas, realizados pela prefeitura de Ipatinga; é criado o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, vindo a ser certificado anos depois sob a diretoria de Regina Guerra; a Ten Comunicação lança o guia Turismo e Negócios; a revista Caminhos Gerais surge em 2001 como a primeira e única revista a ser vendida nas bancas de Belo Horizonte, levando os atrativos regionais para a capital; a Unileste implanta o Curso de Turismo, graduando inúmeros turismólogos; as palavras rapel, trekking e escalada, passam a fazer parte do vocabulário entre os jovens aventureiros da região; é criado o Vale do Aço Convention & Visitors Bureau; o fotógrafo Sérgio Mourão lança uma série de cartões postais sobre a região; um expressivo número de pousadas e produtos turísticos são lançados no entorno do Vale do Aço.
Neste cenário, o Turismo vinha percorrendo o sinuoso caminho, até que o Sebrae surge no horizonte, tornando-se parada obrigatória para aqueles que vislumbravam o Turismo como um empreendimento sustentável, próspero e duradouro, baseado no profissionalismo e na união dos diversos atores. Nasce então o Projeto Turismo no Vale e abre possibilidades concretas de estabelecer na região um Turismo planejado, focado no cooperativismo, na capacitação, planejamento estratégico, identidade visual, marketing, comercialização entre outros saberes profissionalizantes. Neste contexto, um expressivo número de empreendedores se organizaram e criaram o Vale do Aço Destino Turístico, que passou a nortear as ações coletivas.
Vales dos Tropeiros Cicloturismo
Ali, após longos encontros e estudos de viabilização técnica sobre o relevante potencial turístico da região, que se revelava potencialmente forte nos segmentos do Turismo de negócios, Turismo de aventura e o Ecoturismo, é criado o circuito ciclístico Vales dos Tropeiros Cicloturismo, tendo como referência histórico cultural os velhos caminhos dos Tropeiros. Este ícone do desbravamento da região, o Tropeiro, teria uma nova ressignificação, esta, restaurada pelos ciclistas, ávidos por novas experiência e vivências.
Formatado sobre uma extensa rota geográfica, com mais de 190 km, cortando seis municípios, o roteiro oferece raros elementos da cultura mineira, notabilizados na sua história, na gastronomia, na hospitalidade marcada pela simplicidade, além de uma natureza exuberante. O Vales dos Tropeiros Cicloturismo tinha como oferta, uma verdadeira viagem pela Mata Atlântica e pela ancestralidade.
De mãos dadas com o Sebrae, o CTMAM – Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, a ARMVA – Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço, a Associação de Ciclistas de Timóteo, Prefeituras e diversos empreendedores ao longo da rota, o Vales dos Tropeiro Cicloturismo realizou seu pré-lançamento na Feiraço, impactando fortemente o grande público presente. Criado pela agência Café com Design, o estande foi a primeira vitrine da extensa rota.
Lançamento
Durante o último final de semana, sábado e domingo, Timóteo tornou-se a capital regional do Turismo, sediando o esperado lançamento do Vales dos Tropeiros Cicloturismo. Evento muito bem definido por um de seus organizadores, o gerente de Turismo de Timóteo, Ernane Bitencourt, que o classificou como espetacular e emocionante.
Com início na tarde do sábado, o público que chegava, se surpreendia com a beleza do amplo estande dividido em 6 espaços, denominados de Trechos, isto é, cada espaço mostrava a riqueza turística de cada trecho do circuito. Ao mesmo tempo, os atletas do Inox bike recebiam seus kits e ouviram palestras sobre segurança no trânsito.
No início da noite, o músico Dário de Freitas apresentou o show Viola, seguido pela banda Inércia.
Inox Bike
No domingo, logo pela manhã, já com o estande aberto, foi realizada a largada do Inox Bike, quando 382 atletas divididos em dois grupos, sendo o Completo, percorreria 65 km e o Reduzido, 35 km. Dentre os vencedores das diversas categorias, o campeão geral, isto é, o primeiro a chegar foi o atleta caratinguense Gustavo Vilella. O veterano já venceu outras provas, inclusive a Copa Internacional de Ciclismo.
Organizado pela Kom Sports, a edição do Inox Bike 2024, que recebeu competidores do todo o país, este ano teve um acréscimo de mais de 40 atletas em relação ao ano passado. Segundo o organizador, o Inox Bike é uma importante competição no calendário de eventos da Federação Mineira do Ciclismo.
Inauguração do Totem
Ao final da prova, foi realizado oficialmente o lançamento da rota Vales dos Tropeiro Cicloturismo, que contou com a presença da sub secretária de Turismo de Minas Gerais, Patrícia Moreira, que enalteceu a iniciativa e parabenizou todos os envolvidos no projeto, assegurando que o governo estadual estará apoiando plenamente o projeto.
Durante a solenidade, foi descerrado a placa de inauguração, isto é, um totem instalado na Praça 1º de Maio, representando o Marco Zero da rota.
Dali, o ciclista percorrerá pela MG 760, passando pelo fantástico Parque Estadual do Rio Doce, seguindo até Marliéria, Dionísio São Domingos do Prata e Antônio Dias. A previsão é que em breve, Jaguaraçu também fará parte do Veles dos Tropeiros Cicloturismo.
Patrocinadores
Segundo a gerente da agência do Sicredi Timóteo, Keila Vaz, a empresa teve excelente visibilidade no evento, salientando que o tropeirismo tem uma certa identidade com o Sicredi, que há mais de um século nasceu no Rio Grande do Sul, período em que o tropeiro era um personagem no desenvolvimento da região.
Já o diretor da Emalto, Eduardo Torquetti, um dos patrocinadores do Inox Bike desde as primeiras edições, o evento é um forte fomentador do Turismo, atividade econômica de grande relevância.
Projeto espetacular!
Parabéns!