HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Desenvolvido desde 1990, Projeto Mutum já reintroduziu mais de 500 aves de 7 diferentes espécies 

10 casais de mutum-do-sudeste foram reintroduzidos no habitat natural

Em meio ao belo cenário do Rio Doce e da Mata do Parque, na localidade da Ponte Perdida, a Cenibra celebrou os 33 anos do Projeto Mutum, bem como realizou a soltura de 10 casais da espécie mutum-do-sudeste. Contando com a presença de várias autoridades ambientalistas, a comemoração do aniversário do relevante projeto de reintrodução de aves sob o risco de extinção em habitat natural, ha três décadas vem recebendo apoio integral da Cenibra.

Os 33 anos do Projeto Mutum foram celebrados no belo cenário da Ponte Perdida

Desenvolvido desde 1990, em parceria com o CRAX – Sociedade de Pesquisa da Fauna Silvestre, por meio de um acordo de cooperação técnica, o Projeto Mutum já introduziu mais de 500 aves das espécies como, mutum-do-sudeste, o macuco, o capoeira, o jaó-do-sul, o inhambuaçu, o jacuaçu e a jacutinga.

Vitor Fazano e o diretor industrial da Cenibra, Júlio Ribeiro, prestigiaram o evento

Segundo o presidente da Crax, Roberto Azeredo, o Projeto Mutum é o maior projeto do mundo, sendo implantado em vários países da América do Sul e Europa. Ele ressalta a importância de outras empresas aderir a essa ação que propicia assegurar a preservação da fauna sob risco de extinção. A primeira espécie reintroduzida nas matas da região foi o mutum-do-sudeste. O evento piloto foi realizado na área de preservação ambiental da Cenibra, a Fazenda Macedônia.

A empresária no setor de turismo, Ana Cleide, bem como outras autoridades presentes, recebeu a comenda alusiva ao evento

Já o gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinicius Moreira, destacou a importância do projeto para o repovoamento de espécies na Unidade de proteção ambiental. Para ele, outras espécies ameaçadas de extinção serão bem vidas.

O gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius Moreira, reforçou a importância do Perd para reintrodução de outras espécies além de aves 

Aparentemente, a soltura de aves é uma ação simples, entretanto, para ser bem sucedida, é necessário ser elaborado em bases científicas, e com compromissos de trabalho em longo prazo. Isso inclui preparação para soltura, construção e manutenção de infraestrutura, treinamento de profissionais, vigilância, pesquisas, monitoramento e atividades de educação e conscientização ambiental junto às comunidades do entorno.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página