Na visita, os diversos processos industriais e as políticas ambientais aplicadas foram apresentadas por seus respectivos gerentes
Na última quinta feira (18/08), um grupo de jornalistas de vários veículos de comunicação do Vale do Aço visitaram as instalações da Aperam South América, siderúrgica fabricante de aços inoxidáveis e elétrico em Timóteo (MG), para ver de perto os diversos processos industriais e as políticas ambientais aplicadas nas diversas áreas internas e externas da empresa.
A visita iniciou no auditório da Fundação Aperam Acesita, onde o gerente executivo das áreas de saúde, segurança e meio ambiente, Robson Machado apresentou os avanços da empresa, com ênfase no meio ambiente. A visita aconteceu no momento em que a siderúrgica comemorava o fato de ser a primeira siderúrgica do segmento de aços planos especiais a alcançar o balanço neutro entre emissões e remoções de gases de efeito estufa. A conquista da neutralidade de carbono acontece cerca de 30 anos antes do prazo estabelecido pela empresa, que era reduzir suas emissões até 2030 e neutralizá-las até 2050.
Os índices apresentados por Róbson retratam a evolução dos investimentos e dos resultados no tocante a emissão de particulados, isto é, poeira gerada na produção do aço inoxidável, sobre o tratamento de água e a destinação de resíduos sólidos.
Robson disse ainda sobre a importância da política de proximidade e do bom relacionamento da empresa com a comunidade, destacando o canal “Se Liga Comunidade” onde a Aperam acredita na transparência como fundamental para uma informação de qualidade.Em seguida, os jornalistas seguiram para o Centro de Monitoramento de Emissão Atmosférica no interior da usina. No local, diversas câmeras instaladas em vários pontos da cidade são monitoradas e avaliadas quanto a emissão de particulados. Dados destas estações de monitoramento do ar, que detecta índices de poeira fugitiva ou difusa, são avaliados em estudos de dispersão atmosférica e detectado os possíveis impactos na qualidade do ar da cidade. Estes dados são repassados regularmente à Feam – Fundação Estadual do Meio Ambiente, que atestam as ações empreendidas.
A busca pela emissão zero da poeira difusa é uma das metas prioritárias na empresa, que investiu 11 milhões no sistema até hoje, com previsão de mais 21 milhões de investimento.
Em relação ao uso da água captada no Rio Piracicaba para utilização em resfriamentos do processo industrial, a Aperam devolve grande parte deste volume, totalmente tratado para o rio. Quanto aos resíduos sólidos, a empresa destina cerca de 97% para reutilização, seja para a produção de cimento ou fertilizantes.
Durante a visita à Sala de Controle do alto forno nº 2, os profissionais da imprensa conheceram um pouco sobre o sistema que utiliza o carvão vegetal como fonte de energia. Este, inaugurado na década de 1970, utilizando o carvão mineral, anos depois foi totalmente adaptado para a utilização do carvão vegetal, tornando-se então um equipamento integrado à política de sustentabilidade da empresa. Em seguida, os visitantes conheceram o Centro de Energia, local, que além de assegurar o bom funcionamento dos equipamentos industriais, desenvolve avançados estudos focados na economia de energia, inclusive na utilização de fontes alternativas.
Após o Centro de Energia, os jornalistas seguiram para o sistema de laminação a frio, onde ouviram do gerente Patrick Quintão sobre o processo. No final da visita, foi servido um almoço, onde os convidados e os gerentes das áreas visitadas, confraternizaram o encontro.