HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Enucleação transuretral de próstata é realizada por médico da Unimed Vale do Aço

Os médicos Dr. Tasso Carvalho, Dr. Rodrigo Loureiro e Dr. Eduardo Pereira realizaram a enucleação transuretral de próstata – Foto: Divulgação

Um procedimento inovador no tratamento de próstata foi realizado pela primeira vez no Hospital Metropolitano Vale do Aço. A enucleação transuretral de próstata, técnica muito utilizada nos Estados Unidos e na Europa, é executada através da uretra e permite a retirada sem cortes da porção prostática que está aumentada de tamanho. O procedimento foi conduzido pelo médico Rodrigo Loureiro, do Rio de Janeiro, e pelos cooperados e urologistas, Dr. Eduardo Pereira e Dr. Tasso Carvalho.

Essa técnica minimamente invasiva permite o tratamento eficaz de condições prostáticas, como a hiperplasia benigna da próstata, com menos riscos e complicações. Proporciona maior precisão e controle durante o procedimento, permitindo ao cirurgião remover o tecido prostático excessivo com segurança.

“É um procedimento que estamos começando no Leste de Minas e que vem trazer ao paciente um grande benefício, tanto na redução do período de internação, que em uma cirurgia aberta seria de três a sete dias e por meio do laser reduz para 24h, quanto na morbidade em decorrência do procedimento, uma vez que há menos sangramento, menor risco de estenose, estreitamente de uretra e o resultado final é muito melhor, já que o paciente vai ter um fluxo urinário muito mais intenso do que quando ele faz a cirurgia de ressecamento ou até mesmo a cirurgia aberta”, esclareceu o Dr. Eduardo Pereira.

Equipe de enfermagem, instrumentação cirúrgica e cooperados da Unimed Vale do Aço – Foto: Divulgação

Para o procedimento, além da equipe de enfermagem, instrumentação cirúrgica e cooperados da Unimed Vale do Aço, esteve presente o médico preceptor, Dr. Rodrigo Loureiro, especialista em ampliação de próstata no Brasil e um dos pioneiros no procedimento.

O médico também reforçou a importância de desmistificar alguns tabus. “Os homens têm que procurar o urologista e deixar de lado o preconceito em torno da especialidade. Fazer o exame de próstata, que será definido pelo médico a melhor maneira, seja pelo sangue ou pelo toque, é uma questão de saúde. Não deixem de se cuidar e realizar as consultas e exames necessários”, afirmou.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página