HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Conscientizar e mobilizar a sociedade ipatinguense em torno da preservação e melhor utilização dos recursos hídricos é o objetivo

O Ribeirão Ipanema, o principal curso d´água do município corta todo o perímetro urbano

Com o tema “Água: Nosso Patrimônio, Nosso Futuro”, a Prefeitura de Ipatinga realiza na próxima quinta-feira (27), o Fórum Municipal das Águas. O evento é de grande importância para a comunidade e será transmitido ao vivo pelo canal da prefeitura de Ipatinga pelo youtube. O objetivo central é conscientizar e mobilizar a sociedade ipatinguense em torno da preservação e melhor utilização desse recurso tão precioso. A água é patrimônio indissociável da história do município, fazendo parte até mesmo de sua nomenclatura original. Ipatinga, em Tupi-guarani, significa “Pouso de Água Limpa”, numa clara referência dos nativos à abundância dos cursos hídricos na região.

O Fórum reunirá especialistas, representantes governamentais e a sociedade civil para explorar soluções inovadoras e discutir estratégias sustentáveis para a gestão da água em nosso município. Outro objetivo é também fortalecer o compromisso de proteger as nascentes, rios, ribeirões e reservatórios locais, garantindo o acesso a um líquido de qualidade para as gerações presentes e futuras. Em breve a administração municipal também lançará o edital para definição da nova concessionária dos serviços de captação, abastecimento e tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto. Isso irá acontecer devido ao encerramento do contrato com a Copasa em fevereiro de 2022. A empresa opera o sistema de água há mais de três décadas no município.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Donizete, “o Fórum tem o papel fundamental de mostrar a água como patrimônio da população e darmos início a um debate sobre a gestão deste recurso tão valioso. Nesse contexto, vamos apresentar também como está o processo para a concessão da gestão do saneamento básico no nosso município”, pontuou.

Programação do Fórum

13h05 – Abertura

13h15 – Palestra: “As recentes mudanças na Política Nacional de Saneamento”, com o professor Pimenta Freire

14h30 – Espaço para perguntas

15h – Expedição do Rio Piracicaba, com Geraldo Magela Gonçalves (Dindão)

15h30 – Intervalo para Coffee Break

15h45 – Palestra: “Águas de Ipatinga”,  com Ricardo Celoto – FIA

17h – Debate

17h30 – Encerramento

Transmissão

O Fórum será transmitido pelo Youtube, no endereço eletrônico youtube.com/@PrefeituradeIpatingaOficial.

“O Fórum das Águas será uma oportunidade para entendermos a relevância da água em nossas vidas, compartilharmos conhecimentos e fortalecermos a consciência coletiva em prol da preservação desse recurso vital.

Aguardamos a participação ativa da comunidade nesse Fórum, que será transmitido no canal do youtube da prefeitura. Como protagonista, a água, o nosso bem mais precioso e o fundamento de uma sociedade mais equilibrada e próspera”, salienta o prefeito Gustavo Nunes.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página