HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

A empresa anunciou nesta quarta-feira (23) parceria com uma das maiores empresas de energia solar do mundo

Vista aérea da Usina de Ipatinga

A  parceria para autoprodução de 30 megawatts médios de energia renovável por 15 anos a partir de 2025, será produzida em parque solar fotovoltaico a ser instalado em Luziânia (GO). A empresa já investe desde a década de 1970 na geração de energia por meio do reaproveitamento dos gases residuais de processos na Usina de Ipatinga. Com o novo investimento, além dos ganhos ambientais, a siderúrgica prevê ainda a redução substancial dos custos de energia.

“No ano em que completamos 60 anos de operações, a Usiminas está com os olhos voltados para o futuro e mobilizada para garantir a sustentabilidade de suas operações. Iniciativas como esta parceria com a Canadian para fornecimento de energia solar para nossas operações são passos importantes da companhia na sua jornada para estar cada vez mais alinhada com os princípios da agenda ESG”, afirma o presidente da Usiminas, Sergio Leite.

A construção do parque solar tem investimentos estimados em R$ 1,35 bilhão e está prevista para começar no primeiro trimestre de 2024. O projeto entrará em operação comercial em janeiro de 2025. Este é o primeiro PPA (Power Purchase Agreement), acordo ou contrato de compra e venda de energia de longo prazo, assinado diretamente entre a Canadian Solar e um cliente industrial, sob uma estrutura de autoprodução no Brasil.

Agenda ESG

Com um histórico que a consolidou como uma referência em atuação social, a Usiminas vem avançando também em diversas outras frentes de sua estratégia de sustentabilidade. Dentre elas, destacam-se a adesão da companhia ao Pacto Global da ONU, a realização e divulgação do inventário de emissões de carbono no GHG Protocol.

Sobre a Usiminas

Bobinas de aço – Foto: Elvira Nascimento

A Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. A companhia conta com unidades industriais e logísticas localizadas em seis estados do país e está presente em toda a cadeia siderúrgica – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital customizados para o mercado. Possui, hoje, o maior e mais inovador Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em siderurgia da América Latina. O avanço registrado pela siderúrgica nos últimos anos garante inovação, tecnologia e qualidade em todas as linhas de produção, e permite à empresa oferecer ao mercado um portfólio diversificado, com destaque para produtos e serviços de alto valor agregado.

Por sua gestão ambiental, a Usiminas foi a segunda siderúrgica do mundo certificada com a ISO14001. A companhia contribui ainda para o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio do Instituto Usiminas e da Fundação São Francisco Xavier, oferecendo projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e desenvolvimento social. As ações da Usiminas são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque (ADR nível I) e Madri.

Sobre a Canadian Solar Inc.

Sistema fotovotaico da Canadian Solar – Foto: Divulgação

A Canadian Solar foi fundada em 2001 no Canadá e é uma das maiores empresas de tecnologia solar e energia renovável do mundo.  É uma fabricante líder de módulos solares fotovoltaicos e fornecedora de energia solar e soluções de armazenamento de baterias e desenvolvedora de projetos de energia solar.  Nos últimos 20 anos, forneceu mais de 63 GW de módulos solares fotovoltaicos para clientes em todo mundo.  A empresa é listada publicamente na NASDAQ desde 2006.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página