HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Festival revela os sabores e sua relação com história de vidas local, e muita música boa

Pousada Maria Emília – Foto: Divulgação

Apostando na qualidade e no potencial do turismo regional do Vale do Aço, foi criada a Rota do Mutum, que é um roteiro turístico que acontece na região de Ipaba e permite a apreciação e contemplação das nossas riquezas regionais, nossa história e o acolhimento, uma característica forte dos mineiros. Iniciada em 2019, a rota surgiu através de uma iniciativa com o apoio da Prefeitura de Ipaba, a Cenibra e um grupo de empreendedores. São aproximadamente 50km de percurso, visitando cinco empreendimentos, em áreas rurais, e os atrativos do município. O nome do projeto se derivou de um projeto voltado para a reintrodução de aves, que corriam risco de extinção em nosso país e que tem sua base na Fazenda Macedônia na cidade de Ipaba.

Palmitos frescos da Doce Vida

Das belezas que podemos apreciar durante os roteiros temos a fauna, flora, trilhas, culturas e como ponto forte a gastronomia. Repleta de produtos artesanais de qualidade, tradição e sabor, a Rota do Mutum vai além do paladar permitindo conhecer de perto os produtores, preparos e processos.

Dessa forma, surgiu a ideia do Festival Gastronômico Rota do Mutum, um evento que estará acontecendo no estacionamento do campo do Ipaba, nos dias 23 e 24 de março a partir das 10h da manhã, se encerrando as 16 horas. Esse evento é um Projeto do Palmito Doce Vida e foi aprovado pela Fundação Renova, através do Edital Doce 2, com apoio da Cenibra e Prefeitura do Ipaba, Nossa Net, Sebrae, Rota do Mutum e com a produção da Socialyte. Quem for, poderá experimentar um pouco da gastronomia local com pessoas que fazem mais do que produtos, contam também suas histórias de vida através de suas criações. O evento ainda contará com atrações musicais como o Tsunami do Forró e a dupla Marconi e Diego, além de brinquedos para a criançada, produtos artesanais e é claro, muita comida gostosa.

Ipaba é uma das poucas cidades brasileiras que tem em sua área central uma lagoa natural – Foto: Elvira Nascimento

O evento terá entrada gratuita. Venha e traga sua família para se divertir e prestigiar esse momento.

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página