Jornalistas visitam Centro de Monitoramento Ambiental, laminação a quente e encerra em entrevista coletiva
Fotos: Elvira Nascimento
Dentro das comemorações dos 80 anos da Aperam, celebrado oficialmente no dia 31 de outubro, a empresa convidou nesta manhã de sexta-feira a imprensa regional para apresentar resultados relevantes após investimentos robustos na área ambiental, visitar o novo steckel, principal equipamento do sistema de laminação a quente e um almoço na casa de hóspede no Oikos.
No Centro de Monitoramento Ambiental, os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer o controle visual dos cinco pontos de monitoramento da qualidade do ar espalhados pela área urbana de Timóteo. Por meio de painéis, os técnicos monitoram emissão de particulado, qualidade da água entre outros.
Laminação
Em seguida, os convidados visitaram o LTQ – Laminação de Tiras a Quente, onde entrou em funcionamento recentemente a nova cadeira steckel, um sofisticado sistema dotado de cilindros, que processa a laminação do aço na espessura programada.
Já na casa de hóspede, onde foi servido o almoço, o presidente da Aperam, Frederico Ayres, apresentou alguns gráficos que asseguram resultados positivos nos aspectos ambientais, sociais e econômicos. O CEO demonstrou sua satisfação em estar à frente de uma empresa que ele a compara com uma criança, apesar de estar celebrando 80 anos. Segundo Frederico, o vasto campo de possibilidades que se apresenta no horizonte e a tendência crescente do mercado de aço inoxidável o faz acreditar que a empresa tem mais 80 anos pela frente em conquistas. Frederico salientou que as medidas protetivas pelo governo em relação ao aço brasileiro, não fez diferença para a Aperam em sua produção bruta de 800 mil toneladas de aço/ano, devido aos itens em questão. Ele disse ainda, que o ritmo de produção da empresa continua o mesmo.
Apresentado alguns índices, Frederico assegurou que na área de consumo de energia elétrica, na planta da siderúrgica, ocorreu uma queda aproximada de 19%, no consumo de água, 48%, emissão de poeira, 72%, e reciclagem do próprio resíduo metálico, chega aproximadamente a 97%.
Sobre a valorização da diversidade, item que ele afirmou que a Aperam leva muito a sério, conta hoje como 17% de seu efetivo mulher, com meta de atingir 30% nos próximos anos.
Reconhecida com uma das melhores empresas para se trabalhar, a Aperam está entre as mais seguras do mundo, de acordo com as estatísticas de acidentes em atividades afins.
Fundação Aperam
Durante o almoço, a Fundação Aperam Acesita anunciou o novo presidente, Luiz Magalhães, que substituirá Venilson Vitorino, que se aposenta. Para Magalhães, que assume a Gerência Executiva de Desenvolvimento Social e Segurança Patrimonial, os caminhos traçados pela fundação estão muito bem definidos, precisando apenas manter suas políticas sociais com o mesmo vigor.