A edição Dança em Trânsito 2021 se apresentará na Praça da Estação
Sua 19ª edição, em sua apresentação híbrida, entre novembro e dezembro, envolve 25 cidades de norte a sul do país, com atrações de 10 países. Os espetáculos do Grupo Tápias (BRA), Iron Skulls Co (ESP), Physical Momentum (México), Camaleão Grupo de Dança (BRA) e Laso Cia de Dança (BRA), entre outros, em 7 de dezembro, se apresentarão na Praça da Estação.
Depois de apresentar uma edição cem por cento online – indicada ao Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria Difusão –, o festival internacional de dança contemporânea Dança em Trânsito retorna às ruas e palcos do país, ao mesmo tempo em que incorpora a programação virtual, em um inédito formato híbrido. De norte a sul do Brasil, 25 cidades de dez estados estão envolvidas com residências, projetos formativos, mentorias e intercâmbios – iniciados virtualmente em março – e, presencialmente, de 6 de novembro a 19 de dezembro, 18 cidades recebem espetáculos de 27 companhias do Brasil, Alemanha, Canadá, Espanha, França, Israel, México, Portugal, Suíça e Uruguai, transmissões de vídeos, além de residências de criação e oficinas gratuitas. O 19º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério do Turismo e apresentado e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, Banco do Brasil, Engie e VW Caminhões e Ônibus.
Na programação que começa às 17h, na Praça da Estação, o Grupo Tápias (RJ), companhia associada ao festival dirigida por Flávia Tápias, estreia seu novo trabalho IMPREVISTO, onde o amor acontece, baseado no poema homônimo de Fernanda Estrella. A espanhola Iron Skulls Co (Barcelona) mostra o espetáculo Sinestesia, onde a dança contemporânea encontra a acrobacia e o hip hop. Já o mexicano Physical Momentum traz ao país Postskriptum, que aborda as experiências de despedida. Se apresentam ainda o Camaleão Grupo de Dança, com Verga; Laso Cia de Dança, com Asfalto, e o resultado da Residência de Criação, com Rosa Antuña, com participantes de Coronel Fabriciano e Ipatinga.
Na parte formativa, teremos duas vertentes do festival em Coronel Fabriciano – as Residências de Criação e oficinas pontuais. As Residências de Criação são voltadas para participantes com algum conhecimento de técnica de movimento, oferecidas gratuitamente e ministradas por convidados nacionais e internacionais participantes do festival. São 3 a 7 dias de imersão coletiva, nos quais encontros, trocas e aprendizagens resultam em obras que serão apresentadas dentro da programação do Dança em Trânsito. Em Minas Gerais, Rosa Antuña conduz os trabalhos em Ipatinga e Coronel Fabriciano e o uruguaio Christian Moyano, em Belo Horizonte. As inscrições estão abertas no site www.dancaemtransito.com.br.
Já as oficinas gratuitas são ministradas por convidados nacionais e internacionais, participantes do festival. São encontros pontuais, de duas a três horas de duração, abertos a todos os interessados. Em Coronel Fabriciano, a coreógrafa Flávia Tápias (8h30 às 10h) e o espanhol Kiko López (10h às 12h) realizam oficinas no Palco da Praça da Estação, no dia 7/12. Inscrições e mais informações no site www.dancaemtransito.com.br.
O festival começou em Mangaratiba (RJ) no dia 6/11 e percorreu cidades como Rio de Janeiro; Goiânia; Brasília; São Luiz e Belém. Em Minas Gerais, depois de Belo Horizonte, nos dias 3 e 4/12; passa por Ipatinga (MG), 6/12; Coronel Fabriciano (7/12) e segue por Vitória (ES), 10/12; Vila Velha (ES), 11/12; Entre Rios do Sul (RS), 14/12; Alto Bela Vista (SC), 15/12; Florianópolis (SC), 17/12; Capivari de Baixo (SC), 18/12 e São Paulo (SP), 19/12.
Serviço:
Dança em Trânsito 19° edição formato Hibrido
Apoio Prefeitura de Coronel Fabriciano
Produção Local Valéria Mendes
Residências de Criação e oficinas pontuais
Apresentações de Cia Internacionais e Grupos Locais
07/12/2021 a partir das 17h00 – Praça da estação/ Coronel Fabriciano
Inscrições e apresentações gratuitas
Inscrições e mais informações no site www.dancaemtransito.com.br.
Contato: Valéria Mendes
Produção Local
(31) 989284044