HOME HEADER 1 – FABRICIANO – IPTU PREMIADO

Gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) surge na RPPN Fazenda Macedônia

RPPN Fazenda Macedônia, no município de Ipaba.

Registrado recentemente pela primeira vez na área da CENIBRA, o gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) até há pouco tempo era considerado uma subespécie de Leopardus tigrinus, mas estudo recente, comparando o material genético de populações de gatos-do mato das regiões sul da Mata Atlântica e de populações do Nordeste brasileiro, demonstrou que se trata de espécies distintas. O Leopardus guttulus é o segundo, junto com Leopardus tigrinus, menor gato silvestre da América do Sul, com tamanho semelhante ao de um gato doméstico.

Assim como ocorre com os demais gatos silvestres, é uma espécie pouco estudada. Os dados demonstram ser um animal solitário, de hábitos diurnos e noturnos, que se alimenta de pequenos roedores, lagartos e pequenas aves. A espécie é considerada ameaçada de extinção em nível nacional e mundial, sendo classificada na categoria “vulnerável” pelo IBAMA e pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

Legenda da foto: Casal de gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) registrado na RPPN Fazenda Macedônia pelo empregado Roney Assis Souza, biólogo e analista ambiental do Departamento de Meio Ambiente e Qualidade

Faça um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página